Limitado a norte pelo Burkina Faso, a leste pelo Togo, a sul pelo Golfo da Guiné e a oeste pela Costa do Marfim, o Gana tornou-se independente do Reino Unido apenas em 1957. Mas desde há muito que os habitantes junto à costa do Atlântico criaram o hábito de conceber caixões de fantasia para aqueles que partem deste mundo, segundo eles, numa viagem rumo a uma vida melhor.

Os caixões são, por isso, uma espécie de passaporte para essa viagem que se quer com algum estilo e alegria. Daí que nesse país da África tenham tanto de vistosos quanto de caros, especialmente considerando que muitos ganham apenas o equivalente a 90 euros por mês e as urnas são propostas por valores que podem variar entre 500 e 850 euros.

Se o preço pode limitar o acesso, não há nada que belisque a criatividade dos carpinteiros locais, que além de acolher os pedidos mais estranhos dos seus clientes, propõem igualmente os formatos com maior procura. E os automóveis estão entre eles, sendo possível encontrar no portefólio destes especialistas no trabalho da madeira desde automóveis e furgões da Mercedes a camiões Hanomag. Mas quem não quer ir desta para melhor num automóvel, pode optar por um caixão em forma de peixe, de flor ou de avião, e até num misto de carro e avião. A oferta é tal que até quem encarou a vida de uma forma mais picante pode fazer a ‘viagem’ num caixão em forma de malagueta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR