O governo francês deixou cair o aumento de impostos sobre os combustíveis, o motivo dos protestos dos últimos dias dos “coletes amarelos”. Inicialmente tinha dito que a medida ficaria suspensa por seis meses. Com este novo anúncio, o Governo francês pretende evitar a todo o custo que se repitam no próximo sábado as cenas de guerrilha urbana dos protestos do passado dia 01 de dezembro em Paris.

Acusado de reagir tarde e mal à crise dos “coletes amarelos”, o executivo defendeu esta quarta-feira, na Assembleia Nacional francesa, a forma como geriu a situação.

Segundo o jornal Le Monde, o primeiro-ministro, Édouard Philippe, anunciou que o governo “não irá aplicar” a medida de aumento da taxa de carbono (que provoca o aumento do preço da gasolina e do gasóleo em França) e que “o governo está pronto para dialogar” de forma a atenuar o clima de tensão vivida em França.

O debate parlamentar prosseguirá na quinta-feira com outra sessão semelhante no Senado, essa sem votação, antes de o Governo enfrentar, no sábado, outra prova de fogo, com a quarta manifestação consecutiva, na qual prometeu tolerância zero para com os comportamentos violentos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma sondagem divulgada na terça-feira pelo instituto de estudos de opinião BVA indicou que sete em cada dez franceses continuam a apoiar os “coletes amarelos”.

“Coletes amarelos” com mais ânimo e Presidente francês em queda de popularidade