Numa altura em que as questões relacionadas com a segurança, utilização incorreta e a falta de regulação para as trotinetes elétrocas são temas cada vez mais debatidos, a Lime anunciou que a campanha “Respect the Ride” (em português “Respeita a viagem”) já está disponível em Lisboa, como forma sensibilizar os utilizadores para as regras de segurança e de trânsito da cidade. Em troca, os utilizadores que aderirem recebem um capacete grátis.

A plataforma de mobilidade, que chegou a Portugal no início de outubro, vai estar esta quinta-feira, pelas 17 horas no Cabana Studio, para assinalar o lançamento da campanha. Desta forma, os utilizadores vão poder assinar um compromisso “que se divide em princípios relacionados com a segurança dos utilizadores, o respeito pelos outros elementos da cidade, o respeito pelas regras de trânsito e as práticas de bom estacionamento”, diz a empresa em comunicado, acrescentando que os utilizadores vão poder fazer também um workshop de condução, ver uma exposição sobre a temática da segurança e assegurar um dos mil capacetes que vão ser distribuídos, caso assinem o compromisso.

Para a Lime, a segurança dos utilizadores e o respeito pela cidade são prioridades. Sendo uma nova alternativa de mobilidade, estamos conscientes de que há boas práticas e regras que alguns utilizadores desconhecem. A campanha #RespectTheRide pretende colmatar esta necessidade e promover comportamentos de segurança e respeito pelos outros exemplares”, explicou Luís Pinto, diretor da Lime em Portugal, citado em comunicado.

No mês passado, recorde-se, a Assembleia Municipal de Lisboa aprovou uma recomendação do CDS-PP para a regulação da utilização das trotinetes elétricas na cidade, onde solicita a “criação de regras e boas práticas” e a clarificação “das matérias de maior preocupação sobre circulação e estacionamento”. Em Lisboa, a Lime tem entre 200 a 400 trotinetes elétricas, já realizou mais de 120 mil viagens e registou apenas dois acidentes na cidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No entanto, são várias as queixas que se têm registado com a utilização destes veículos, nomeadamente as perturbações que têm vindo a causar na mobilidade dos peões, devido ao estacionamento desordenado na cidade, e a circulação das trotinetes em locais como passeios pedestres ou no meio da estrada.

Largadas em passeios e a impedir a passagem. As trotinetes elétricas já criam problemas lá fora e começam a atrapalhar também em Lisboa

Em entrevista ao Observador, no âmbito da Web Summit, Caen Contee afirmou que a empresa é “muito pró-regulação” e que é necessário “encontrar e resolver os problemas principais que as cidades têm neste momento”. “Estamos menos preocupados com a regulação, é mais uma questão de trabalharmos com os oficiais da cidade para criar uma regulação forte e positiva. E acho que isso passa por perceber o que pretendem os cidadãos, quais são as necessidades, qual é a melhor forma para eles conseguirem deslocar-se”, referiu o cofundador da Lime, acrescentando que “a educação é um valor chave”. Já na altura o empresário falou no programa “Respect the ride” como uma “oportunidade para dar mais educação na estrada”.

Lime: “Vemo-nos a criar uma rede nacional de trotinetes elétricas, já estamos em conversações”