Há muito mais para fazer durante esta quadra sem ser compras ou visitar mercados. Lisboa está repleta de vida um pouco por todo o lado e até para aqueles com espírito de “grinch”, há formas de lhes fazer o Natal subir à cabeça. Literalmente!

Desde teatro, dança, circo, fantasia, viagens de elétrico ou visitas às vilas históricas – e para que nem o frio sirva de desculpa para ficar em casa –, reunimos algumas das melhores sugestões do que fazer com os amigos ou com a família este Natal em Lisboa.

Natal no Teatro

Pegue na família e vá ver a Orquestra Clássica Metropolitana que este ano traz alguns clássicos cheios de magia como a Flauta Mágica e o Quebra-Nozes no ambiente idílico do São Luiz. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço.
Quando? Dia 19 de Dezembro às 21h.
Onde? Teatro São Luiz.
https://www.teatrosaoluiz.pt/espetaculo/3130/

Parque encantado

A Wonderland Lisboa não pode ficar de fora dos planos deste ano: tem barraquinhas de comida, artesanato, patinagem no gelo, roda gigante e muita música e animações especiais para as crianças.
Quando? Todos os dias até 1 de janeiro (segunda a quinta das 13h às 20h, sexta até às 22h. Sábados e feriados das 10h às 22h e domingo das 10h às 20h).
Onde? Parque Eduardo VII.
www.tvi.iol.pt/wonderland/

O Parque Eduardo VII é de passagem obrigatória este ano. Fotografia: Wonderland Lisboa.

Dois circos em Lisboa

Já quase que não há Natal sem circo. E é um momento divertido para ir com os amigos ou com a família. Lisboa vai ter dois este ano: O Circo de Natal no Coliseu com a Companhia Internacional de Circo e o Circo do Victor Hugo Cardinali com alguns dos melhores artistas do Circo de Monte-Carlo.
Quando? Até 26 de dezembro (Coliseu) e até 6 de janeiro (Cardinali).
Onde? Coliseu dos Recreios e Parque das Nações.
www.victorhugocardinali.com/natal2018/
www.coliseulisboa.com/agenda.aspx

Vila de Natal

O Parque Marechal Carmona em Cascais transformou-se numa vila de Natal com a temática “Viagem à Magia do Natal” e até o amigo “grinch” vai render-se ao espírito. Há pista de gelo, rampa de gelo, uma mini-roda, carrinhas de comida e bebida para os mais velhos se entreterem e até uma viagem de comboio ao bosque encantado para as crianças.
Quando? Até 1 de Janeiro.
Onde? Parque Marechal Carmona, Cascais.

Natal em Setúbal

Vale a pena a viagem até Setúbal para passar o dia no Setúbal Christmas Fest. Inclui animações na rua, espetáculos infantis, uma árvore de natal gigante, pista de gelo, insufláveis e um mercado de comes e bebes cheio de gastronomia nacional.
Quando? Até 6 de Janeiro.
Onde? Parque do Bonfim, Setúbal.

Uma viagem de elétrico

Há um elétrico de Natal a andar por Lisboa e este é um passeio perfeito para famílias. O condutor é o Pai Natal, há um duende, espetáculo de fantoches e muita música natalícia durante o passeio. Por cada bilhete de criança, 2€ vão para a Operação Nariz Vermelho.
Quando? Até 31 de Dezembro.
Onde? O ponto de encontro é na Praça do Comércio.
https://www.facebook.com/YellowBusTours/

Natal na rua

Alvalade vai encher-se de música, cor, brilhos, luzes e magia com o Mercado de Natal que junta ao longo da Avenida da Igreja 45 barraquinhas de Madeira, artesanato, comércio local, atividades de rua para as crianças, workshops, muita comida e animação.
Quando? Até 16 de Dezembro.
Onde? Avenida da Igreja, Alvalade.
https://www.facebook.com/mercadodenatalemalvalade/

Enquanto os miúdos podem divertir-se com as atividades infantis, os graúdos têm compras e muitos comes e bebes para passar o dia. Fotografia: Mercado de Natal em Alvalade.

Vila Histórica

O programa “Viva o Natal em Palmela” procura dinamizar o centro histórico da vila com uma grande festa de Natal. Tem música ao vivo, passeios de charrete, atividades para crianças, concertos, um mercado, visitas ao presépio e muito mais. Uma forma de passar um dia fora do centro de Lisboa.
Quando? Até 6 de Janeiro.
Onde? Centro Histórico de Palmela.
https://www.cm-palmela.pt/pages/1717?news_id=5377

Dança de Natal

A Companhia Nacional de Bailado traz ao Teatro Camões o bailado O Quebra-Nozes – a história de Clara que, na noite de Natal, sonha com o Soldado Quebra-Nozes. Um espetáculo mágico para todas as idades.
Quando? Até 22 de Dezembro.
Onde? Teatro Camões.
https://www.cnb.pt/eventos/o-quebra-nozes/

Descubra outras sugestões em: https://observador.pt/seccao/mercado-de-natal/