Parte de um prédio colapsou este domingo na cidade de Haia, na Holanda, na sequência de uma explosão, avança a cadeia de televisão RTL. Nove pessoas foram já retiradas dos escombros e sete foram transportadas para o hospital.
Um morador, um homem de 28 anos, ficou durante várias horas nos escombros, no rés-do-chão do prédio. Depois de se estabelecer contacto e se perceber que estava vivo, os bombeiros iniciaram a operação de resgate do morador mas, devido a grande instabilidade do prédio, todos os passos foram tomados com grande precaução. O homem foi retirado são e salvo ao fim de várias horas e, depois, transferido para um hospital.
Wat een drama in Den Haag….
Gasexplosie? pic.twitter.com/JneSUcUTtq— Eliza (@LithJeude) January 27, 2019
Não se conhece, para já, a origem da explosão. Os bombeiros suspeitam que o colapso foi provocado por uma explosão de gás. Alguns moradores relataram que, na semana anterior, foi sentido um cheiro a gás — o que os levou a chamar técnicos para verificar se havia alguma avaria. Mas nenhum problema foi detetado.
Den Haag laakkwartier Jan vd Heidenstraat, ontploffing? pic.twitter.com/WI8BpHzOVx
— PJokhan (@pjokhan61) January 27, 2019
Trata-se de um prédio de três andares na rua Jan van der Heijdenstraat, na cidade de Haia, cuja fachada ficou completamente destruída. De acordo com o porta-voz dos bombeiros, a explosão danificou três apartamentos do prédio. Outras casas vizinhas foram evacuadas devido ao perigo de derrocada novas derrocadas uma vez que as estruturas ficaram instáveis devido à explosão.
Ruiten in alle straten vlogen eruit #explosie #denhaag pic.twitter.com/gRzaSBuK5r
— Victor Schildkamp (@VSchildkamp) January 27, 2019
Uma testemunha que se encontrava nas imediações do prédio quando este colapsou recorda que estava a beber um copo de vinho quando “tudo começou a tremer”. “Foi um estrondo terrível. Não era normal. Saímos e vimos uma enorme destruição”, explicou Samantha Steenwijk numa publicação no Twitter.
Jeetje, een gasexplosie in Den Haag bij ons om de hoek…. woorden schieten te kort. Ik kan alleen maar hopen dat de slachtoffers het er goed van af hebben gebracht. ???? pic.twitter.com/ZUrIn12DdO
— Samantha Steenwijk (@Samantsteenwijk) January 27, 2019
A presidente da câmara de Haia já se pronunciou sobre a explosão que descreveu como “terrível para aqueles diretamente envolvidos”. “Muitas coisas ainda não estão claras mas está claro que as pessoas, casas e os seus pertences foram afetados. O impacto do acidente é enorme”, acrescentou Pauline Krikke.