Inovação

Este robô brinca com os animais quando os donos estão fora de casa

1.707

"Varram" é um brinquedo que vagueia para casa para manter os animais ativos quando ficam sozinhos. Só se vende online e serve para cães e gatos. E envia mensagens aos donos se algo correr mal.

VARRAM

Há um robô que mantém os animais de estimação distraídos, a fazer exercício físico, enquanto os donos estão fora de casa. “Varram” chegou ao mercado no final do ano passado e, de acordo com a informação dada pela empresa no Facebook, “usa a inteligência artificial para estimular os cinco sentidos dos animais de estimação, para que se movam e façam exercício em troca de um biscoito”, que serve como recompensa.

O produto pode ser comprado pela Internet e custa entre 87 e 341 euros, conforme os acessórios que escolher.

Posted by Varram on Friday, November 2, 2018

“Varram” funciona graças a um processo que se chama condicionamento clássico, descrita pela primeira vez pelo fisiólogo russo Ivan Pavlov após fazer uma experiência com cães. De acordo com esse processo, a aprendizagem de alguma coisa pode ocorrer quando se associam dois estímulos. Por exemplo, se der um biscoito a um cão de cada vez que ele obedece a uma determinada ordem, ele vai passar a obedecer a essa ordem mais vezes porque sabe que, em princípio, será recompensado por isso.

É com base nessa teoria que “Varram” opera: quando os animais completam as tarefas ordenadas pela máquina — como correr uma determinada distância ou colocar a pata numa dada posição, ela deposita no chão um pedaço de comida para recompensar o cão ou o gato. É uma forma de combater a obesidade nos animais, mantê-los ativos enquanto estão sozinhos em casa ou simplesmente entretê-los quando os donos vão trabalhar, explica a marca. Além disso, “Varram” tem um sistema de alertas que envia mensagens aos donos dos animais caso haja um acidente em casa.

Na versão mais cara à venda online, o kit inclui três robôs, três conjuntos de borrachas coloridas, seis dispensadores de comida (três pequenos e três maiores), três cabos USB para carregar os robôs e três brinquedos com penas para gatos. As borrachas são colocadas nos dois braços do robô e servem para estimular visualmente os animais. Na versão intermédio, que é mais barata, o kit leva dois robôs, dois conjuntos de borrachas, dois cabos USB, dois dispensadores de comida e dois brinquedos para gatos. A versão mais barata inclui apenas uma versão de cada um desses objetos.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mlferreira@observador.pt
Inovação

Uber: o entrepreneur vai nu?

Fernando Pinto Santos
310

O dinheiro dos investidores da Uber subsidia as viagens e é o que permite a oferta de preços competitivos. Isto é sustentável? É este o paradigma de empreendedorismo que desejamos?

Global Shapers

Fintechs, Insurtechs e Regtechs /premium

João Freire de Andrade

Porque é que energia de ativação não foi ainda suficiente? Falta de foco? Orçamento? Atritos na decisão e navegação das políticas da organização? Sistemas informáticos desatualizados? Compliance?

Trabalho

Teletrabalho é modernidade laboral

Fabiano Zavanella

Defendemos que a tecnologia, aliada ao teletrabalho, é uma contribuição enorme para o problema da mobilidade urbana, principalmente nos grandes centros, e uma das soluções para minorar o desemprego.

NATO

Os 70 anos da NATO, vistos da Europa


João Diogo Barbosa

Não só o “exército europeu” se tornou um dos temas essenciais para o futuro, como foi possível, pela primeira vez, a aprovação de um Programa Europeu de Desenvolvimento Industrial no domínio da Defesa

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)