Inovação

Este robô brinca com os animais quando os donos estão fora de casa

1.707

"Varram" é um brinquedo que vagueia para casa para manter os animais ativos quando ficam sozinhos. Só se vende online e serve para cães e gatos. E envia mensagens aos donos se algo correr mal.

VARRAM

Há um robô que mantém os animais de estimação distraídos, a fazer exercício físico, enquanto os donos estão fora de casa. “Varram” chegou ao mercado no final do ano passado e, de acordo com a informação dada pela empresa no Facebook, “usa a inteligência artificial para estimular os cinco sentidos dos animais de estimação, para que se movam e façam exercício em troca de um biscoito”, que serve como recompensa.

O produto pode ser comprado pela Internet e custa entre 87 e 341 euros, conforme os acessórios que escolher.

Posted by Varram on Friday, November 2, 2018

“Varram” funciona graças a um processo que se chama condicionamento clássico, descrita pela primeira vez pelo fisiólogo russo Ivan Pavlov após fazer uma experiência com cães. De acordo com esse processo, a aprendizagem de alguma coisa pode ocorrer quando se associam dois estímulos. Por exemplo, se der um biscoito a um cão de cada vez que ele obedece a uma determinada ordem, ele vai passar a obedecer a essa ordem mais vezes porque sabe que, em princípio, será recompensado por isso.

É com base nessa teoria que “Varram” opera: quando os animais completam as tarefas ordenadas pela máquina — como correr uma determinada distância ou colocar a pata numa dada posição, ela deposita no chão um pedaço de comida para recompensar o cão ou o gato. É uma forma de combater a obesidade nos animais, mantê-los ativos enquanto estão sozinhos em casa ou simplesmente entretê-los quando os donos vão trabalhar, explica a marca. Além disso, “Varram” tem um sistema de alertas que envia mensagens aos donos dos animais caso haja um acidente em casa.

Na versão mais cara à venda online, o kit inclui três robôs, três conjuntos de borrachas coloridas, seis dispensadores de comida (três pequenos e três maiores), três cabos USB para carregar os robôs e três brinquedos com penas para gatos. As borrachas são colocadas nos dois braços do robô e servem para estimular visualmente os animais. Na versão intermédio, que é mais barata, o kit leva dois robôs, dois conjuntos de borrachas, dois cabos USB, dois dispensadores de comida e dois brinquedos para gatos. A versão mais barata inclui apenas uma versão de cada um desses objetos.

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mlferreira@observador.pt
Tecnologia

Gostava de lhes dar os parabéns, mas não posso.

Tiago Silvério Marques

Só se obtém liderança usando as tecnologias que temos ao nosso dispor em vez de fugir delas, fazendo uma análise correta do que é o digital e fazendo da experiência do cliente ou cidadão a prioridade.

Internet

#PortugalMaisDigital

Alexandre Nilo Fonseca

O contributo que o MUDA está a dar já a Portugal é inequívoco, mas há ainda um caminho a percorrer e temos que continuar a lutar por um país mais avançado, inclusivo e digitalmente ativo.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)