Depois da visita de Estado do Presidente angolano, João Lourenço, em novembro, é a vez de Portugal retribuir. Marcelo Rebelo de Sousa chega na próxima terça-feira a Luanda para uma visita de quatro dias a Angola, que começa em Luanda, mas que passa também pelas províncias de Benguela e Huíla. No Palácio de Belém a visita está a ser preparada como uma das mais importantes que o Presidente da República fez nestes três anos que leva de mandato. Além da sessão solene na Assembleia Nacional, onde Marcelo Rebelo de Sousa discursará ao lado de João Lourenço, o Presidente estará ainda em contacto com a comunidade portuguesa em Angola, nomeadamente na escola portuguesa do Lubango e na Escola Portuguesa de Luanda. E se o dia da chegada, dia 5 de março, é o dia de aniversário do Presidente angolano, o dia da despedida é marcado por um outro aniversário: o dos três anos da estadia de Marcelo em Belém.

De acordo com o programa provisório divulgado esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa será recebido pelo Presidente de Angola, João Lourenço, na manhã de quarta-feira, 6 de março, e os dois darão uma conferência de imprensa. Nessa tarde, o Presidente português irá discursar numa sessão solene na Assembleia Nacional de Angola e depois terá um encontro com estudantes na Universidade Agostinho Neto. Será aí que o Presidente português dará “uma aula” aos alunos angolanos e portugueses presentes, respondendo a perguntas dos estudantes. A essa seguir-se-ão ainda mais duas visitas a escolas portuguesas: uma no Lubango (uma escola privada erguida em 1998 pela comunidade portuguesa), e outra em Luanda.

Marcelo Rebelo de Sousa chegará a Luanda na terça-feira de Carnaval, 5 de março, precisamente para estar presente no aniversário do chefe de Estado angolano, que completa 65 anos. A visita de Estado, contudo, só tem início no dia seguinte. Depois de Luanda, Marcelo passará por Lubango, na província de Huíla, e por Benguela, Lobito e Catumbela – viajando de comboio entre estes dois últimos municípios -, regressando à capital angolana na sexta-feira. A visita termina no sábado, dia 9 de março, dia em que Marcelo comemora precisamente três anos desde que tomou posse como Presidente da República.

Paragens simbólicas em Cabo Verde e São Tomé

Antes de aterrar em Luanda, contudo, o Presidente português vai aproveitar para sair de Lisboa no domingo, fazendo duas paragens simbólicas: primeiro em Cabo Verde, depois em São Tomé e Príncipe. Tudo para, disse esta segunda-feira, “estreitar a fraternidade entre Estados”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Durante uma visita ao Salão Internacional do Setor Alimentar e Bebidas (SISAB), em Lisboa, na segunda-feira, o Presidente da República confirmou que vai fazer escala em Cabo Verde, no domingo, e depois em São Tomé e Príncipe, a caminho de Angola.

Questionado pela comunicação social sobre a sua deslocação a Angola, Marcelo respondeu que leva para Luanda “o mesmo espírito da feira” SISAB, onde estava: “o espírito de diálogo, no quadro dos países irmãos, dos povos irmãos que falam português”. “Eu parto no fim de semana e estarei na semana que vem em Angola com o mesmo espírito, que é estreitar a fraternidade entre povos, estreitar a fraternidade entre pátrias, estreitar a fraternidade entre Estados. E, se os Estados souberem acompanhar aquilo que os povos sentem, não tenho dúvidas de que será um grande momento”, disse.

Marcelo Rebelo de Sousa estará acompanhado nesta visita pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, bem como pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro.