A vida em Marte é uma realidade que parece estar cada vez mais perto para a NASA. Na passada quinta-feira, a agência espacial norte-americana anunciou os três finalistas do 3D-Printed Habitat Challenge, um desafio que tem como objetivo projetar as casas ideais para viver “na Lua, Marte e além”. O desafio arrancou em 2015.

Segundo a CNN, para o quarto nível da terceira fase da competição, 11 equipas foram desafiadas a criar habitações — em escala real — dos seus designs através de um software de modelagem 3D. Cada modelo foi avaliado pelo seu layout arquitetónico e estético e viabilidade da construção.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O primeiro lugar da competição foi conquistado pela Team SEArch +/Apis Cor, sediada em Nova Iorque. A equipa desenhou uma estrutura única, e cilíndrica, com pequenas aberturas pela casa, que permitem a entrada de luz natural.

Créditos: NASA / Team SEArch+/Apis Cor.

O segundo lugar do pódio foi entregue à Zoperhus, que sugeriu que as suas estruturas modulares, em forma de esfera, fossem impressas por um robô autónomo.

Créditos: NASA / Zopherus

Já a Mars Incubator foi a equipa — formada por engenheiros e artistas — que ficou em terceiro lugar, propondo um design modular que consiste em quatro espaços diferentes, incluindo um para plantas em crescimento.

Créditos: NASA / Mars Incubator

Escolhido o top 3, as equipas receberam um prémio total de 100 mil dólares. Na próxima etapa do concurso, agendada para o início de maio, os três finalistas terão de reproduzir em modelos 3D os seus projetos. O vencedor será premiado com 800 mil dólares em dinheiro, adianta a CNN.

O 3D-Printed Habitat Challenge é o mais recente passo da missão da NASA, que quer enviar seres humanos à Lua, e, eventualmente, a Marte.