A derrota do Famalicão na Covilhã, a meio de março, fez soar alguns alarmes no clube. A equipa continuava nos lugares que davam acesso à subida de divisão mas a vantagem em relação a Estoril e Académica, os perseguidores mais diretos, estava a ficar cada vez mais curta. Foi nesse momento que os responsáveis tomaram uma complicada decisão, rescindindo com o técnico Sérgio Vieira e apostando em Carlos Pinto, que já antes colocara o Santa Clara no escalão principal. Menos de um mês e meio depois, a decisão foi mesmo acertada e o conjunto de Famalicão confirmou o regresso à Primeira Liga após 25 anos de ausência.
Desde que o novo treinador assumiu o comando da equipa, o Famalicão foi somando vitórias consecutivas. Cova da Piedade, Leixões, Académica, Benfica B. Esta manhã, em mais um jogo de casa cheia com milhares de pessoas a colorirem o Municipal com bandeiras, o quinto triunfo seguido frente ao V. Guimarães B por 4-1 praticamente sentenciou a anunciada subida de divisão. Os jogadores, técnicos e restante staff almoçaram perto do recinto e ficaram à espera do resultado da deslocação do Estoril a Penafiel para fazerem a festa – uma festa confirmada com a derrota sofrida pelos canarinhos por 4-2.
De recordar que, na semana passada, o P. Ferreira de Vítor Oliveira já tinha assegurado também a subida de divisão, após vencer em casa o Ac. Viseu. Esta tarde, o líder da Segunda Liga foi a Arouca ganhar por 3-1, mantendo assim a vantagem de quatro pontos para o Famalicão na luta pelo título de campeão quando estamos a três jornadas do final da prova.