Entre o tilintar dos talheres, os brindes, as conversas ou até as gargalhadas, os momentos de refeição nunca costumam ser muito silenciosos. No jantar “Eat The Playlist”, que acontece no espaço Temporada no dia 25 de maio, o som é mesmo um dos protagonistas da noite. “A comida foi criada em função de cada faixa”, começa por explicar Sérgio Gomes da Costa, um dos elementos da organização que tem desenvolvido uma investigação sobre a dimensão cultural na gastronomia, em entrevista ao Observador.

Apaixonado por música, Sérgio teve a ideia de juntar à mesa sons reais e um menu de degustação exclusivo, numa experiência que tem tanto de auditiva como de gastronómica. “A audiofilia é uma área que está a crescer muito”, justifica. Para isso escolheu seis faixas de instrumentais de seis autores internacionais, entre música concreta e captações de sons naturais, como o ambiente de uma selva tropical, o rumorejar da água ou a correria de uma cidade. “Os temas foram selecionados consoante o seu potencial gastronómico”, sublinha, acrescentando que o objetivo é que cada um seja transformado num prato, doce ou salgado e sem qualquer produto de origem animal, da autoria de Joana Mendes, formada em cozinha e design de comunicação.

Foto: Joana Mendes

Sem adiantar ingredientes ou nomes de compositores, Sérgio garante que a intenção é que “as pessoas venham à descoberta” de um conceito diferente, de novos sabores e novas sonoridades. A organização pretende que os participantes “saiam da rotina”, propondo uma reflexão sobre “o som que existe à nossa volta”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A comida e o ambiente sonoro “serão servidos em simultâneo”, não respeitando necessariamente a cronologia tradicional de uma refeição, onde cada prato é apresentado com um cartão que explicará a relação entre ambos. “Vemos os pratos como seis andamentos de uma composição, de uma sinfonia. Existe efetivamente uma ligação entre eles que não é por acaso.”

Vinho português e uma listening session

O vinho será outro dos protagonistas da experiência, uma vez que o jantar tem como parceiro o Simplesmente…Vinho , um evento que apoia pequenos produtores, sendo que cada prato será harmonizado com um néctar diferente escolhido a dedo pelo especialista João Roseira.

O silêncio também fará parte do cardápio. “Haverá momentos de silêncio e queremos ver como as pessoas se apropriam dele, como reagem a esta ausência de ruído. O silêncio pode ser ocupado pelo som dos talheres, pela conversa, pelos risos. Não sabemos.” Uma coisa é certa, este não será um jantar convencional. “Como não se trata de um restaurante, não haverá aquela pressão de rodar as mesas ou acelerar o processo. Os participantes vão comandar o tempo num evento orgânico, em que a própria dinâmica irá surgir no momento.”

Antes do jantar haverá um momento gratuito e aberto ao público, entre as 16h e as 19h, onde Miguel Guedes, do projeto Aventuras em Movimento, ficará ao comando de uma seleção musical acompanhada pelas imagens digitais de Luís Almeida, do Doxia Studio, que irão interagir com a música no momento. “As imagens vão surgindo reagindo ao som transmitido”, explica Sérgio Gomes da Costa.

A iniciativa “Eat The Playlist” começa às 20h e custa 35€ por cabeça. As inscrições podem ser feitas até dia 21 de maio pessoalmente no co-work café Temporada ou através do e-mail info@temporada.pt. O jantar é limitado a 20 pessoas.