André Ventura, cabeça de lista da coligação “Basta”, faltou ao debate da RTP que reuniu representantes dos partidos mais pequenos que se apresentam às eleições europeias. À mesma hora, Ventura estava no programa “Pé em Riste” da CMTV, no qual é comentador desportivo.

O candidato era esperado para o debate e terá feito saber, já esta segunda-feira, que não estaria presente. No início do programa televisivo, a moderadora — e diretora de informação da RTP —, Maria Flor Pedroso, explicou que seria dele uma das cadeiras vazias que se viam no estúdio:

Hoje a RTP foi contactada pela candidatura e André Ventura preferiu manter o seu comentário desportivo noutro canal”, lamentou.

Ventura é o líder do partido “Chega”, mas apresenta-se às eleições europeias como cabeça de lista da coligação “Basta”, que integra também o Partido Popular Monárquico (PPM), o Partido Cidadania e Democracia Cristã (PPV/CDC) e o movimento Democracia 21.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tribunal Constitucional aprova a coligação de André Ventura após mudança de nome para Basta

A outra cadeira vazia era destinada a Marinho e Pinto. O candidato do Partido Democrático Republicano (PDR) também não participou no debate. Segundo Maria Flor Pedroso, Marinho e Pinto decidiu não estar presente por discordar dos critérios editoriais da RTP.

No total foram, assim, apenas dez os candidatos no debate: Paulo Sande (Aliança), Rui Tavares (Livre), Vasco Santos (MAS), João Patrocínio (PNR), Ricardo Arroja (Iniciativa Liberal), Fernando Loureiro (PURP), Paulo Morais (Nós Cidadãos), Francisco Guerreiro (PAN), Luís Júdice (PCTP) e Gonçalo Madaleno (PTP).