Há duas palavras predominantes nas reações dos fãs, antigos colegas de equipa, amigos e ex-treinadores de Jose Antonio Reyes à notícia da morte do futebolista espanhol de 35 anos: “sorriso” e “alegria”. Reyes morreu este sábado num acidente de viação que também vitimou mortalmente dois primos seus, Jonathan Reyes e Juan Manuel Calderon, e as reações têm-se multiplicado nas redes sociais.

Álvaro Negredo, avançado que jogou com Reyes no Sevilha, foi um dos jogadores que lhe recordou a alegria: “Não posso acreditar que te foste. A tua alegria era contagiante. É assim que te recordarei. Descansa em paz”, escreveu.

Vicente Iborra, médio-defensivo também ex-Sevilha, publicou uma fotografia ao lado de Reyes, com a seguinte legenda: “Recordarei-te sempre com um sorriso infinito, com o teu grande coração e com o todo o que me fizeste desfrutar dia a dia. Tristemente deixas-nos, mas a tua lenda permanecerá em todos nós”. Já o médio Campaña, que além de ter jogado com Reyes também passou (discretamente) pelo F. C. Porto, escreveu: “Agora jogará na equipa da Porta do céu. Até sempre amigo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O também futebolista Coke lembrou igualmente a alegria do jogador e antigo colega: “Recordar-te-ei com o sorriso no teu rosto, amigo. Estou muito triste por esta notícia terrível”. O médio croata Ivan Rakitic também lhe dedicou algumas palavras: “Irmão, só Deus sabe porque te levou tão cedo deste mundo. Viverás no meu coração para o resto dos meus dias. Estou devastado pela dor. Obrigado por me deixares boas recordações. (…) Descansa em paz, manito”.

O treinador que atualmente orienta o Arsenal, Unai Emery, que chegou a treinar José Antonio Reyes, escreveu: “Profundamente triste e sem palavras ao saber desta trágica notícia. Nunca esquecerei a tua magia e o teu sorriso, Jose, nunca. Foi uma honra ter estado a teu lado. Um forte abraço e todo o ânimo do mundo para os familiares, amigos e para os clubes que representou. Descansa em paz, amigo”.

O lateral-esquerdo espanhol Antonio Moreno foi um dos antigos companheiros de Reyes que enviou uma mensagem mais emotiva. “Impossível”, começou por escrever, acrescentando-lhe um emoji choroso. “Ainda não consigo acreditar. Vou-te recordar toda a vida. Tantos momentos juntos, tantos risos… Descansa em paz irmão!!! Estarás sempre no meu coração”.

Gerard Deulofeu, futebolista espanhol que foi colega de José Antonio Reyes, recordou-o assim: “Muito triste… [tinha] toda a vida pela frente. Sem palavras. Recordo o ano tão bonito que vivemos no Sevilha… aquelas tardes e noites de póquer ou aquele concerto de El Barrio [que vimos] juntos… Descansa em paz José Antonio Reyes”. Já o seu também antigo colega no Sevilla Carlos Bacca escreveu apenas “descansa em paz, irmão”, completando a mensagem com vários emojis [símbolos] chorosos.

O futebolista Juan Torres Ruiz escreveu: “Devastado, destroçado… nunca esquecerei o teu sorriso e a tua forma de viver, amigo… descansa em paz Jose”. Já o tenista espanhol Rafael Nadal, que está atualmente em competição no torneio de Roland Garros, enviou “um forte abraço e muita força à família” do futebolista. Também o extremo ex-Sevilha Jesús Navas se pronunciou:

Outro dos futebolistas que expressou a sua dor ao saber a notícia foi o defesa Sergio Ramos, do Real Madrid.

Benfica e Vieira falam em “choque”, “profunda tristeza” e “consternação”

O Benfica, clube no qual Jose Antonio Reyes jogou na época 2008/2009, reagiu através de uma nota publicada no seu site oficial. A mensagem é assinada pelo presidente dos encarnados, Luís Filipe Vieira, que falou em seu nome e em nome do clube. Eis o que escreveu:

Foi um choque e com profunda tristeza e consternação que tomámos conhecimento do fatídico acidente que vitimou o nosso ex-jogador José Antonio Reyes, um jovem de 35 anos. Em meu nome pessoal e em nome do Sport Lisboa e Benfica apresento as mais sentidas condolências a toda a sua família e amigos, manifestando profunda solidariedade e pesar nesta hora difícil e muito triste. O atleta e homem exemplar ficará para sempre na nossa memória.

O Arsenal, clube pelo qual Reyes também passou, também lamentou a morte. Numa nota publicada no seu site oficial, lê-se que “toda a gente no Arsenal está devastada pelas notícias chocantes de que o nosso antigo jogador Jose Antonio Reyes morreu num acidente de viação em Espanha. Os nossos pensamentos estão com a sua família, amigos e colegas de equipa”.

Os londrinos lembram ainda o último campeonato inglês (isto é, Premier League britânica) conquistado com uma “dream-team” da qual Reyes fez parte:

Jose, que fez parte da nossa equipa ‘Invencíveis’, foi uma figura muitíssimo popular no nosso clube e terá sempre um lugar especial guardado nos nosso corações. Representou o clube em 110 ocasiões, marcando 23 golos e fazendo contribuições memoráveis para a nossa sequência de 49 jogos sem derrotas. Descansa em paz, Jose”, refere o comunicado oficial do clube.

Também Arséne Wenger, técnico francês que o orientou no Arsenal, já reagiu. As declarações, sucintas, foram citadas na conta oficial de Twitter do Arsenal.

O Sevilha, clube no qual Jose Antonio Reyes começou a jogar com apenas dez anos e do qual saiu já depois de se afirmar no futebol espanhol, para rumar a Inglaterra, emitiu uma nota de pesar. Descrevendo o futebolista como “um dos jogadores da formação mais valiosos da história do clube”, o Sevilha envia as suas condolências estendendo-as “à família também pelo falecimento de Jonathan Reyes, primo de José Antonio, no acidente”.

Sporting e F. C. Porto enviam condolências

Também o Sporting reagiu nas redes sociais, publicando uma imagem com várias fotografias do futebolista agrupadas e garantindo que os pensamentos do clube “estão com a família e os amigos de José Antonio Reyes”. O FC Porto expressou igualmente as suas “sentidas condolências”.