Rádio Observador

Opel

Grandland X híbrido plug-in arranca ainda em 2019

Nem só de Corsa eléctrico vai viver a estratégia da Opel com vista a baixar os consumos e as emissões de CO2, para respeitar os 95g impostos por Bruxelas. Outra peça essencial é o Grandland X Hybrid4.

Além do Corsa-e, a versão eléctrica do seu utilitário, a Opel está apostada em reforçar a sua oferta com baixas ou zero emissões. Por isso, a marca alemã vai igualmente introduzir o futuro Mokka X-e a bateria e o furgão Vivaro-e, apoiado na mesma tecnologia, que retira energia para alimentar o motor de acumuladores de iões de lítio. Mas talvez um dos modelos mais aguardados seja o Grandland X Hybrid4, um híbrido plug-in (PHEV) que recorre às mesmas soluções técnicas do Peugeot 3008 Hybrid4.

Os PHEV merecem, por parte dos legisladores em Bruxelas, um tratamento altamente favorável e não necessariamente justificável, o que os torna muito interessantes, tanto para os consumidores, como para os fabricantes. Os primeiros porque têm acesso a veículos mais baratos (nos países onde os impostos dependem das emissões de CO2 ou do consumo) e os segundos porque passam a incluir nas respectivas gamas modelos que anunciam consumos e emissões ridiculamente baixos (médias inferiores a 2,0 litros e 40g de CO2/km), o que garante um importante contributo para respeitar a fasquia das 95g de CO2/km imposta pela União Europeia em 2020.

Em abono da verdade, os PHEV revelam um grande potencial para proteger o ambiente, se devidamente utilizados. Ao percorrerem um mínimo de 50 km em modo eléctrico – e há muitos condutores que não ultrapassam esta fasquia diariamente –, permitem uma solução dois-em-um para a maioria. Por um lado, um eléctrico com zero emissões no dia-a-dia, por outro, a possibilidade de recorrer ao motor principal, a gasolina ou diesel, nas escapadelas de fim-de-semana ou nas férias. O problema é que grande parte dos estudos revela que os condutores dos PHEV, especialmente dos mais dispendiosos, raramente recarregam as baterias dos seus veículos, não beneficiando assim o ambiente ou justificando as ajudas financeiras que receberam.

Na esperança de que esta realidade venha a ser alterada, a Opel vai começar a produzir seu primeiro PHEV já a partir do final de 2019, para que as primeiras unidades comecem a ser entregues aos clientes no início de 2020. O Grandland X Hybrid4 recupera praticamente tudo do SUV alemão, montando à frente um motor a gasolina com bastante raça, o 1.6 Turbo com quatro cilindros e 200 cv, acoplado a uma caixa automática de oito velocidades convencional (com conversor de binário, produzida pelos japoneses Aisin).

Mas o trunfo desta nova versão Hybrid4 reside nos dois motores eléctricos, cada um com 109 cv, estando o primeiro colocado entre o motor a gasolina e a caixa de velocidades, para fornecer a potência necessária para atingir os 300 cv anunciados para o mais possante dos Grandland X e o único com tracção integral. Sempre que o condutor acelera, o motor eléctrico ajuda nas retomas de velocidade, reduzindo o consumo – é bom lembrar que, mesmo depois de esgotar a bateria, este tipo de modelos continua a oferecer as vantagens de ter um funcionamento híbrido, recorrendo aos serviços de dois motores –, sendo ainda este motor que garante os 52 km em modo eléctrico em WLTP, o que corresponde a 65 km segundo o antigo método NEDC.

O segundo motor eléctrico está montado sobre o eixo traseiro, de forma a garantir a tracção integral, isto sem que existam ligações mecânicas entre os dois eixos. O Grandland X Hybrid4 funciona assim como um tracção à frente, para o motor traseiro entrar em funções sempre que há problemas de aderência nas rodas anteriores e as posteriores tenham que ser chamadas a intervir. Ambos os motores eléctricos são alimentados por uma bateria de iões de lítio, do mesmo tipo das que equipam o Corsa-e, mas com apenas 13,2 kWh.

O Hybrid4 disponibiliza ao condutor quatro modos de condução, respectivamente o Eléctrico (durante 52 km e em que só os dois motores alimentados pela bateria funcionam), o Híbrido (essencialmente o normal, com o sistema a gerir da melhor forma a energia para maximizar o consumo), o AWD (destinado a garantir que há sempre potência nas quatro rodas) e, por fim, o Sport (quando o condutor faz questão de ter à disposição os 300 cv que o modelo anuncia).

Como PHEV que é, o Grandland X Hybrid4 anuncia 1,6 litros/100 km, um valor que, como acontece neste tipo de motorizações, pressupõe que se arranque com a bateria em pleno e seja relativo apenas aos primeiros 100 km. A este consumo corresponde a emissão de 37 gramas de CO2 por quilómetro, um valor muito baixo que será bom para o preço e para o acumulado das emissões da Opel no próximo ano.

Os valores previstos para  nosso país ainda não são conhecidos. Mas na Alemanha, onde já abriram as encomendas, o Grandland X PHEV é proposto por 49.940€.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)