Rádio Observador

Açores

Ondas gigantes atingem piscina natural nos Açores e arrastam banhistas que desrespeitaram avisos dos nadadores-salvadores

930

Os nadadores-salvadores já tinham alertado para o perigo das ondas. Banhistas desrespeitaram avisos e continuaram no local. Ondas gigantes atingiram piscina e feriram duas crianças e uma turista.

As imagens foram captadas por um morador

Roberto Medeiros/Facebook

Várias ondas gigantes atingiram no domingo a piscina natural da Caloura, em São Miguel, nos Açores, e a força da água arrastou mesmo alguns banhistas que estavam no local. Duas crianças e uma turista sofreram ferimentos ligeiros e testemunhas afirmam que a intervenção dos nadadores-salvadores foi essencial para evitar mais acidentes.

As mesmas fontes explicam que os nadadores-salvadores já tinham alertado para o perigo das ondas que estavam a chegar à piscina. Alguns banhistas — incluindo adultos com crianças — não respeitaram o aviso e permaneceram na piscina natural. Quando as ondas começaram a atingir o local, um dos nadadores-salvadores saltou mesmo para dentro de água para ajudar os banhistas que foram arrastados.

Um morador filmou o momento em que as ondas arrastaram vários banhistas e divulgou as imagens nas redes sociais:

Não aconteceu mas ia acontecendo [#vídeo3]MARÉS DE AGOSTO NA BAIXA-RASA DA CALOURA #VejaOs3videosEvejaOqueAconteceuOuQueiaAcontecendo![é preciso ter respeito pelo Mar e pelos Nadadores-Salvadores]Como habitualmente a zona balnear do Porto da Caloura encheu-se de banhistas, apesar da bandeira em haste aconselhar [ou proibir] os banhistas de ir banhar-se mar. Os Nadadores-Salvadores bem que iam pedagogicamente alertando os banhistas adultos com crianças para terem cuidado. No 1º e 2º video nota-se o agravar do crescimento das ondas a cobrir a piscina, mas os Nadadores-Salvadores conseguiam controlar as pessoas mais disciplinadas. Foi então que «bascularam» um camião de tropas, que toda a gente sabe donde vêm, ao fim de semana para as zonas balneares da Caloura desrespeitar todos os regulamentos e… mais não digo porque quem frequenta a Caloura entende a mensagem. (…) foi então que, dizia eu, veio duas ondas enormes [marés-de-agosto] que levaram quase todos os banhistas que estavam em cima do cais e piscina para a baixa-rasa ou mar alto. [#verVídeo3] Felizmente, não aconteceu o pior, porque os Nadadores-Salvadores prestaram de imediato um bom serviço, bem como os adultos que estavam na água também. Depois da tempestade, veio a bonança e ninguém acredita naquilo que viu há minutos atrás !#Resultado:[3 feridos: duas crianças e uma turista com aranhões leves, felizmente]

Posted by Roberto Medeiros on Sunday, August 4, 2019

O mesmo internauta mostrou depois o contraste entre o momento em que o mar estava calmo e os vários minutos em que as ondas gigantes atingiram a zona da piscina natural.

ANTESDa onda gigante na Baixa-rasa na Caloura – 4.8.2019

Posted by Roberto Medeiros on Sunday, August 4, 2019

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Serviço Nacional de Saúde

SNS: Os Humanos

Fernando Leal da Costa

O Ministério não valoriza os seus melhores. Paradoxalmente, demoniza o recurso a todo o sistema, afunila a procura para um SNS saturado e, ao mesmo tempo, não valoriza os recursos humanos que tem.

História

O azar do museu Salazar /premium

P. Gonçalo Portocarrero de Almada

A ignorância e o fanatismo, que estão na origem dos totalitarismos, combatem-se com a verdade e o conhecimento. A ditadura não se vence com a ignorância, mas com a ciência.

Universidade de Coimbra

Fraca carne

Henrique Pereira dos Santos
897

Substituir carne por peixe (ou por vegetais), sem saber de que sistemas de produção (e de que ciência) estamos a falar é completamente vazio do ponto de vista da sustentabilidade ambiental.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)