À semelhança do que já começou a acontecer no Instagram, o Facebook poderá, em breve, ocultar o número de gostos de cada publicação dos utilizadores para diminuir a pressão social entre utilizadores e aumentar a partilha livre e espontânea de conteúdos.
Depois de o Instagram ter começado a testar esta possibilidade em sete países (Canadá, Brasil, Austrália, Nova Zelândia, Itália, Irlanda e Japão) a primeira rede social de Mark Zuckerberg quer fazer o mesmo. O objetivo é evitar que os utilizadores apaguem publicações por não terem o número de gostos esperados e diminuir a constante comparação entre perfis.
O Facebook tem sido utilizado cada vez mais para a partilha de acontecimentos pontuais, como casamentos ou novas oportunidades de trabalho, mas Zuckerberg quer aumentar a partilha de conteúdos diários (à semelhança do que os utilizadores fazem no Instagram), avança o TechCrunch. Esta medida será uma forma de promover essa partilha.
A alteração foi identificada através de um tweet de Jane Manchun Wong: uma imagem que demonstra a nova atualização da aplicação. Confrontada pela TechCrunch, fonte do Facebook confirmou que está a considerar iniciar este tipo de testes, apesar de a ferramenta ainda não estar disponível. Na prática, esta atualização fará com que não seja possível saber com exatidão o número de gostos de cada publicação, mas apenas o nome de um amigo em comum que tenha gostado da mesma (seguido da expressão “e outras pessoas gostaram disto”).
Facebook is working to hide like counts, too!https://t.co/WnUrM12aZg
Tip @Techmeme pic.twitter.com/TdT73wT6A0
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) September 2, 2019
Os resultados da experiência iniciada no Instagram ainda não foram divulgados. Na altura da implementação da medida, a rede social esclareceu que a nova atualização vai permitir aos utilizadores publicar conteúdos sem terem em vista o alcance que a publicação teria na comunidade. O Instagram defende que a partilha espontânea melhora a experiência e é benéfico para a saúde mental do utilizador.
Redes sociais. Mais privacidade e menos likes vão fazer-nos bem?