Uma jovem iraniana, conhecida pelas fotografias publicadas no Instagram em que parece a “versão zombie” de Angelina Jolie, foi detida e acusada de vários crimes, incluindo blasfémia e encorajar os jovens a cometer corrupção.

A notícia foi avançada este domingo pelo Guardian e pela BBC.

Sahar Tabar tornou-se uma estrela do Instagram — das maiores redes sociais, é a única permitida no Irão — a nível mundial depois de, no ano passado, as suas fotografias se terem tornado virais, lê-se na BBC.

Apesar de ter afirmado que fez várias cirurgias plásticas para ficar parecida com a atriz norte-americana, a jovem de 22 anos confessou que a sua aparência nas fotografias também se deve a maquilhagem e edição de imagem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A iraniana foi detida por um tribunal de Teerão, que trata de “crimes sociais e culturais e corrupção moral”, depois de várias pessoas terem feito queixa. Está acusada de blasfémia, incitação à violência, aquisição ilegal de propriedade, insulto ao código de vestuário do país e de encorajar jovens a cometer corrupção.

Nos últimos meses, foram detidas várias influencers. Em julho, uma jovem de 18 anos foi detida por publicar vídeos onde aparece a dançar.

Irão. Jovem de 18 anos presa por publicar vídeos a dançar no Instagram