O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reúne-se na quinta e sexta-feira, na capital grega, em Atenas, com outros chefes de Estado europeus para discutir assuntos como a crise económica e dos refugiados na União Europeia (UE).

Naquele que é o 15.º encontro informal do chamado Grupo de Arraiolos, os chefes de Estado da UE sem poderes executivos vão discutir “a importância do princípio da solidariedade para o aprofundamento da União Europeia e para a promoção da integração europeia”, indica a Presidência portuguesa numa nota de imprensa.

Desta vez, o encontro – que se realizou pela primeira vez em Portugal, na vila alentejana de Arraiolos, em 2003, por iniciativa do então Presidente Jorge Sampaio – decorre na capital grega, Atenas. Previsto está que Marcelo Rebelo de Sousa chegue a Atenas ao final da tarde de quinta-feira e participe num jantar oferecido pelo Presidente da Grécia, Prokopios Pavlopoulos, aos chefes de Estado no Museu da Acrópole.

As sessões de trabalho decorrem no dia seguinte, sexta-feira, entre as 10h e as 18h, no edifício ZappeionMegaron, e têm como temas “Enfrentar com eficácia a crise económica e dos refugiados” e “Encarar de forma conjunta os desafios modernos da segurança na UE e nos Estados-membros”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No final desse dia, Marcelo Rebelo de Sousa participa novamente num jantar oferecido por Prokopios Pavlopoulos aos chefes de Estado da UE, mas desta vez no Palácio Presidencial, ocasião após a qual regressa a Portugal.

Entre os participantes deste 15.º do Grupo de Arraiolos estão, além de Marcelo Rebelo de Sousa e de Prokopios Pavlopoulos, os chefes de Estado Frank-Walter Steinmeier (Alemanha), Rumen Radev (Bulgária), Kolinda Grabar-Kitarović (Croácia), Borut Pahor (Eslovénia), Kersti Kaljulaid (Estónia), János Áder (Hungria), Michael D. Higgins (Irlanda), Sérgio Mattarella (Itália), Egils Levits (Letónia), George Vella (Malta) e Andrzej Duda (Polónia).

No próximo ano, o encontro do Grupo de Arraiolos realiza-se em Portugal.