A Agroop, uma startup portuguesa de tecnologia para agricultura, foi distinguida como uma das melhores empresas de “AgriTech” da Europa pela Valuer. Segundo esta plataforma dinamarquesa dedicada a negócios agrícolas, a Agroop é “uma empresa a manter debaixo de olho”.

Entre as empresas distinguidas pela Valuer estão outras startups como a Gamaya ou a Sencrop, que têm apresentado tecnologias disruptivas para o setor. A plataforma dinamarquesa distinguiu empresas que utilizam os dados para tornar a agricultura mais eficiente.

“É para nós uma enorme honra contribuir para colocar Portugal no mapa europeu da AgriTech. Temos confiança no nosso trabalho, mas é sempre gratificante quando o mesmo é reconhecido nacional e internacionalmente”, disse Bruno Fonseca, presidente executivo e cofundador da Agroop, em comunicado.

A Agroop foi fundada em 2014 por Bruno Fonseca e Bruno Rodrigues. Em 2016, foi a primeira startup portuguesa a financiar-se na plataforma de crowdfunding da Seedrs. A empresa tem como objetivo “criar soluções tecnológicas que permitam economizar recursos, maximizar a produção agrícola e deixar um sorriso na cara do produtor”. Para isso, criou uma app — a Agroop Cooperation — e um dispositivo — o multi-sensor Stoock — para tornar mais eficiente o trabalho dos agricultores.