Sem surpresas. O deputado Pedro Filipe Soares vai ser o líder parlamentar do Bloco de Esquerda na próxima legislatura. A decisão já tinha sido aprovada por unanimidade na Comissão Política do partido na semana passada e foi esta tarde ratificada pelo grupo parlamentar bloquista. Atual presidente da bancada do BE vai assim manter-se em funções por mais quatro anos, assim como a restante direção, composta por Mariana Mortágua e Jorge Costa, que vão continuar a exercer as funções de vice-presidente do grupo.
A aposta na continuidade também se verifica na escolha do partido para a vice-presidência da Assembleia da República. O jurista José Manuel Pureza, que na última legislatura desempenhou esta função, volta a ser a indicação do Bloco de Esquerda para o lugar. A votação decorre na sexta-feira, depois dos 230 deputados eleitos nas eleições legislativas tomarem posse.
A novidade está no terceiro lugar da hierarquia: o de secretário da Mesa da Assembleia da República. Na última legislatura o cargo foi ocupado por Moisés Ferreira, então estreante, eleito pelo círculo de Aveiro. Agora, a escolha do partido recai sobre Nelson Peralta, que vai estrear-se como deputado nesta legislatura e que foi eleito precisamente pelas listas de Aveiro, onde ocupava o segundo lugar.
Os 230 deputados vão tomar posse na sexta-feira na primeira sessão da XIV legislatura, que tem como ponto único da ordem de trabalhos a escolha do Presidente da Assembleia da República, dos respetivos vice-presidentes e da Mesa. Ao que tudo indica, será novamente Ferro Rodrigues a ocupar o cargo mais alto desta hierarquia.