O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, encontrou-se pessoalmente com o sem-abrigo que descobriu o bebé abandonado num ecoponto na zona de Santa Apolónia, em Lisboa. Todo o encontro foi filmado em direto por uma câmara de televisão da CMTV. “Venho agradecer-lhe”, disse o Presidente ao homem.

“Porque é um exemplo de humildade. É muito mais do que dizer que cumpriu a sua obrigação à sociedade — foi humanidade”, declarou o Presidente ao sem-abrigo, que disse chamar-se Manuel e que contou que está a viver na rua há cerca de quatro meses. “[O que fez] não tem preço”, disse Marcelo.

O Presidente ligou ainda o encontro à Web Summit, onde tinha estado na hora anterior a discursar: “[Este] é um país em que existe o que há de mais avançado e moderno, os jovens com os computadores…”, afirmou, falando em “diferentes realidades sociais”. “Por isso é que disse àqueles que lá estavam: ‘Cuidado com os que ficam para trás’.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

ADN do bebé encontrado no lixo não será a chave da investigação. Que crime cometeu a mãe? Como se decide a quem será entregue?

O Presidente perguntou diretamente ao homem, em frente à câmara, o que sentiu no momento em que encontrou a criança. Este disse ter ficado muito abalado com o que aconteceu e revelou que gostaria que o bebé viesse a ter o nome do seu filho. “Devia ir visitá-lo ao hospital”, encorajou Marcelo Rebelo de Sousa, que admitiu “não ter pensado” na possibilidade de ele ir próprio ir ver o bebé, não tendo excluído essa hipótese.

À CMTV, o Presidente da República disse estar empenhado em alertar para a realidade social dos que vivem na rua e afirmou estar tocado pelo momento que vivenciou: “Por muito viva que seja a imagem à distância, isto contado por ele cara-a-cara…”. No final do encontro, antes de se despedir, deixou uma mensagem ao homem que descobriu o bebé e que elogiou por várias vezes Marcelo Rebelo de Sousa: “Você é que é uma joia de homem.”

“Ninguém diria que lhe aconteceu alguma coisa”. Bebé encontrado no lixo está bem e deve ter alta em breve

Por fim, tirou algumas selfies com participantes da Web Summit que se encontravam no local e que lhe pediram uma fotografia, passando depois a explicar-lhes, em inglês, o que foi ali   fazer — e a apresentar-lhes o homem com quem se foi encontrar.