Miguel Vinagre é formado em comércio internacional, mas foi no universo de menswear que encontrou a sua praia, colaborando com marcas como a Decenio, Throttleman, Zara e MO. Madalena começou no design gráfico, mas especializou-se na moda infantil, onde passou pelo design de vestuário, calçado e acessórios e integrou a direção criativa da Zippy, desenvolvendo coleções e conteúdos comunicacionais da marca. Foi na Sonae que há dez anos ambos se conheceram e, entre viagens e comunhões estéticas, concorreram ao concurso interno da empresa, o Fashion Lab.

 

“É uma espécie de incubadora de ideias relacionadas com o fashion retail direcionada apenas a colaboradores.  O nosso conceito de marca venceu e iniciamos o projeto em abril”, explica Madalena em entrevista ao Observador.

O conhecimento de dez anos na área têxtil fez com que apostassem num “conceito masculino pouco explorado na Europa”, que se prende mais “com um estilo de vida e vai muito além da roupa”. Assim nasceu a Republic Boart, uma marca com influências americanas que reinterpreta clássicos, através de uma base tradicional, uma linguagem casual e detalhes contemporâneos.

11 fotos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A ideia foi desenhada em Moledo, onde o mar, o rio e a montanha convivem mais a norte e é precisamente esse o mote que domina a oferta. “Sempre vivemos em zonas costeiras e vilas piscatórias, é um ambiente que sempre nos inspirou.”

Já disponível online, a primeira linha da marca totalmente produzida em Portugal é composta por dez peças “básicas, icónicas e obrigatórias no guarda roupa masculino, capazes de permanecerem atuais estação após estação”. Das calças chino, às camisas Oxford, passando por sweats descontraídas e um casaco mais trabalhado e robusto, os materiais dividem-se entre o algodão e a lã tricotados, a sarja ou os forros em pele.

 

“Procuramos uma confeção simples, sem grandes técnicas ou composições. Privilegiamos o ADN das matérias-primas que escolhemos, sendo a durabilidade e a resistência as nossas prioridades.”

No futuro, a dupla responsável quer crescer na oferta de camisas, alargar os tipos de calças e investir em peças tricotadas. Em meados de dezembro vai ser lançado um sabão natural de sal marinho produzido de forma artesanal para mãos, corpo e face. “Às propriedades desintoxicantes do sal juntamos um traço de hortelã-pimenta na sua composição.”

Até ao final do ano, a Republic Boat promete marcar presença em lojas físicas no Porto e em Lisboa e na gaveta tem já uma fragrância para a casa a caminho.