Já está disponível na Netflix o novo especial de Natal do grupo e produtora de comédia do Brasil, Porta dos Fundos. Chama-se “A Primeira Tentação de Cristo” e sucede a “Especial de Natal – Se Beber Não Ceie”, de 2018, que valeu à produtora que tem como fundadores Fábio Porchat, Gregório Duvivier e Antonio Tabet (Kibe), entre outros, uma distinção com um prémio Emmy internacional.

Na noite de segunda-feira, 2 de dezembro, o grupo e produtora de comédia antecipou a estreia do especial de Natal na plataforma com várias publicações. Na conta oficial de Twitter da Porta dos Fundos, liam-se mensagens como “A festa vai começar. Acende o incenso e traz a mirra que pisca!”, “Ao perambular pelo deserto, cuidado com as tentações pelo caminho. Dependendo do quanto estiver carente, pode até querer levar a tentação pra casa…” e “Não cobiçarás a mulher do próximo. Mas se fordes Deus, cobiçareis sim”.

Esta terça-feira, o especial de Natal do grupo chegou à Netflix Brasil mas também à Netflix portuguesa — variantes nacionais de uma plataforma originalmente norte-americana que até já inspirou um vídeo humorístico do grupo. Antes da publicação do especial na plataforma, a Porta dos Fundos revelara já vários trailers sobre o que esperar deste “A Primeira Tentação de Cristo”, como pode ver de seguida.

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Foi ainda publicado, no canal de Youtube da Netflix Brasil, um excerto mais longo com uma das cenas do novo especial da Porta dos Fundos. É uma paródia aos “reacts” que se têm popularizado no Youtube, em que pessoas, na sua maioria jovens, reagem em direto a algo a que estão a assistir — seja um jogo, uma cena de um filme ou sério ou um videoclip. Neste caso, os convidados a fazer um react chamam-se “Deus, Jesus e Orlando” e são desafiados a “reagirem a um personagem já bem conhecido por eles”: Lucifer. Começa assim:

Olá, eu sou Deus e eu fui convidado pelos mortais do Netflix para avaliar uma série chamada Lucifer”. Segue-se a primeira intervenção de Jesus: “Lucifer, para quem não sabe, é um antigo amigo meu que está meio afastado”.

Formada em 2012, a Porta dos Fundos começou por ser uma produtora de vídeos que tentava encontrar na internet o espaço humorístico que não encontrava nas estações de televisão — num percurso semelhante, por exemplo, ao do grupo português de humor Gato Fedorento, que começou também na internet, mas num blogue, antes de chegar à SIC Radical. O sucesso foi retumbante e rápido e em 2013 a Porta dos Fundos tinha já o canal de Youtube mais visto no Brasil.

Em 2015, numa entrevista ao Observador, Gregório Duvivier e o realizador Ian SBF recordavam que a Porta dos Fundos tentou chegar à televisão brasileira antes de se lançar no Youtube. Curiosamente, acabou por ser recusada pela estação que mais tarde exibiu assegurou os direitos para exibir vídeos humorísticos do grupo — a Fox. “É muito comum apresentar-se uma coisa à TV no começo e depois ela compra muito mais caro”. Por isso, “um conselho para você, jovem executivo de televisão: comprem logo antes que fique caro!“, dizia então Gregório Duvivier.

No início a Fox não quis o humor do Porta dos Fundos. Agora “ficou caro, né?”