O tom 16-1546, mais conhecido como “Living Coral” (ou “Coral Vivo”), tem os dias contados. Isto porque a Pantone acaba de anunciar a tonalidade que mais vai influenciar o design no próximo ano: o azul clássico. Por enquanto o “coral vivo” ainda tem alguma margem de manobra, mas é de notar que alguns dos rostos mais conhecidos da indústria do entretenimento já nos vinham alertando para a mudança: é o caso da atriz Shailene Woodley, quando desfilou num vestido acolchoado da Moncler desenhado por Pierpaolo Piccioli, diretor criativo da Valentino, nos ainda fresquinhos British Fashion Awards.

Getty Images

O “azul clássico”, tom 19-4052, pretende simbolizar, segundo a empresa nova-iorquina, “proteção, estabilidade, paz e segurança”, apostando “no pensamento profundo, na atenção plena e na comunicação”, mensagens importantes numa altura em que o novo ano está aí à porta. “Vivemos tempos que requerem confiança e fé. É esse tipo de perseverança e confiança que está expresso na Pantone 19-4052 Azul clássico, um azul sólido e fidedigno no qual podemos sempre depender”, afirma em comunicado Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone.

View this post on Instagram

Introducing the Pantone Color of the Year 2020, PANTONE 19-4052 Classic Blue, a timeless and enduring blue hue elegant in its simplicity. Suggestive of the sky at dusk, the reassuring qualities of Classic Blue offer the promise of protection; highlighting our desire for a dependable and stable foundation from which to build. As we cross the threshold into a new era, Pantone has translated the hue into a multi-sensory experience to reach a greater diversity of people and provide an opportunity for everyone to engage with the color. We will be tapping into sight, sound, smell, taste, and texture to make the Pantone Color of the Year for 2020 a truly immersive color experience for all. Link in bio to learn more about Classic Blue. #Pantone2020

A post shared by PANTONE (@pantone) on

Há mais de 20 anos que a Pantone escolhe a “cor do ano”, uma tonalidade que tende a influenciar a tomada de decisões no desenvolvimento e compra de produtos em vários setores — da moda à decoração, passando pelo design industrial e até gráfico.