Num momento em que o debate nos EUA se centra na eventual destituição do presidente americano, Donald Trump decidiu falar de casas de banho e de lâmpadas. “As pessoas estão a puxar o autoclismo 10 a 15 vezes, em vez de uma”, disse o presidente americano, citado pelos meios de comunicação social do país.
“Temos uma situação em que estamos a olhar muito seriamente para lavatórios, chuveiros e outros elementos de casas de banho em que se abre a torneira e em áreas em que há grandes quantidades de água”.
Tudo porque os americanos estarão com dificuldade em lavar as mãos, de acordo com Donald Trump. “Vocês abrem a torneira e não têm nenhuma água. Eles tomam um banho e a água vem às pinguinhas”, disse o presidente americano durante um debate na Casa Branca com líderes de pequenas e médias empresas sobre excessos regulatórios.
“Vocês vão a um edifício novo ou uma casa nova e eles têm padrões, mas não conseguem aceder a água. Não podem lavar as mãos com facilidade, tal é a escassez de água que vem da torneira. E o resultado é que deixam a torneira ligada e demora muito mais tempo a lavar as mãos”, disse o presidente norte-americano.
Pres. Trump says EPA is looking at water standards "at my suggestion."
"People are flushing toilets ten times, fifteen times…You can't wash your hands, practically, there's so little water comes out of the faucet." https://t.co/JsAo4rT8TM pic.twitter.com/47ZQhxFBkD
— ABC News (@ABC) December 6, 2019
Trump recomendou à Agência para a Proteção Ambiental (EPA, em inglês) que olhasse para o problema nas casas de banho americanas, mas a CNN nota que não é inteiramente claro qual é a dimensão do problema em causa e quais foram exatamente as sugestões dadas por Trump. O jornal britânico The Guardian lembra que o uso de sanitas com descargas de baixo consumo começou em 1990, com o presidente George HW Bush, tendo alterações ao longo dessa década.
Outro dos problemas identificados por Donald Trump foi o das lâmpadas antigas, que têm de ser substituídas. “Temos de nos ver livres das lâmpadas a que as pessoas se habituaram — as novas lâmpadas são muito mais caras”. E repetiu uma ironia que já tinha usado: “Lamento dizê-lo, mas não nos fazem parecer tão bem. Sendo uma pessoa tão vaidosa, isso é muito importante para mim. Dá um ar cor de laranja e eu não quero um ar cor de laranja. Já alguém notou?”