Eminem atuou de surpresa na cerimónia dos Óscares e interpretou “Lose Yourself” dezassete anos depois de a canção ter ganho a estatueta dourada. Depois de ter saído do palco, após um começo atribulado em que o microfone não parecia funcionar, Eminem até tweetou sobre o espetáculo: “Obrigada por me ter recebido, Academia. Desculpem por ter demorado tanto a chegar aqui”.

Mas depois houve o momento “ok, boomer” da noite — aquele em que Martin Scorsese foi filmado a dormir durante a performance de “8 Mile”. A tranquilidade do realizador de “O Irlandês” enquanto metade do público abanava a cabeça ao som do clássico de Eminem inspirou imediatamente uma onda de memes que promete perdurar durante a noite, mas que fica bem resumida nestes tweets aqui em baixo.

Claro que houve outras reações merecedoras de atenção no nosso medidor de memes. Por exemplo, ninguém conseguiu ignorar a expressão de completa confusão que Billie Eilish transpareceu enquanto Eminem atuava — o que, valha a verdade, não pode estranhar a ninguém. Quando “Lose Yourself” foi lançada, a cantora de “Bad Guy” só tinha um ano. E quando venceu um Óscar, a norte-americana nem sequer devia andar.

Mas ao que parece, Billie Eilish não foi a única a torcer o nariz à atuação de Eminem — uma avaliação que escapa aos sentidos aplausos que soaram no Dolby Theatre e que contrastavam com outras reações de surpresa e estranheza captadas no público. E os memes provam isso mesmo.