A cadeia britânica de supermercados Tesco vai lançar pensos rápidos com uma maior variedade de tons de pele para refletir a diversidade racial do país, avança a BBC.

Por todas as lojas Tesco no Reino Unido, vão surgir três tons: claro, médio e escuro. Os novos pensos rápidos vão permitir ao cliente escolher o tom que melhor se adequa à sua pele. Segundo a BBC, a empresa afirma que esta iniciativa é uma resposta a um fenómeno que se tornou viral nas redes sociais. Dominique Apollon, membro do grupo de defesa da igualdade racial dos EUA “Race Forward” escreveu um tweet a dar conta da experiência de usar pela primeira vez um penso rápido do seu tom de pele.

“Foi preciso 45 voltas à volta do sol, mas pela primeira vez na vida, já sei o que se sente quando se coloca um penso rápido da minha própria cor da pele. Quase nem se consegue detetá-lo na primeira imagem. A sério, estou a conter as lágrimas”, escreveu Dominique.

O tweet recebeu mais de 500 mil likes, foi partilhado mais de cem mil vezes e suscitou uma conversa com milhares de comentários de todo o mundo. Um dos empregados da Tesco alertou a empresa para o que se estava a passar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta reação acelerou o processo de lançamento de pensos rápidos de diferentes tons no Reino Unido. Esta iniciativa, segundo o jornal Independent, surgiu em colaboração com a BAME (Black, Asian and Minority Ethnic – negros, asiáticos e minorias éticas), um grupo de empregados que pretende consciencializar a empresa para a diversidade racial e para a inclusão. “Vimos isto como uma oportunidade para a Tesco liderar e para fazer a verdadeira diferença”, afirmou a BAME. “Sabemos o quão emotivo um produto como este pode ser. Por exemplo, um colega contou que o seu filho se sentia constrangido por ter de usar um penso-rápido no rosto na escola, porque não combinava com o seu tom de pele e destacava-se”, exemplificou.

Segundo a BBC, a empresa sublinha que os novos pensos rápidos vão “representar melhor a nação”. A Tesco garante ser a primeira cadeia de supermercados do Reino Unido a lançar estes produtos.