Depois dos Golf GTE e Passat GTE, a gama dos PHEV ao serviço da Volkswagen vai ser reforçada com a entrada em cena do Touareg R, a ser apresentado nos primeiros dias de Março, no Salão de Genebra. À semelhança dos restantes fabricantes que comercializam os seus veículos no mercado europeu, também a Volkswagen vai possuir, a médio prazo (dois a três anos), uma completa gama de veículos eléctricos. Até lá, os alemães necessitam de PHEV como de pão para a boca, pois só eles permitirão reduzir as emissões médias de dióxido de carbono (CO2) da gama, evitando assim multas proibitivas impostas por Bruxelas.
O novo Touareg R tenta aliciar dois tipos distintos de clientes. Aos primeiros, os que buscam mais potência e emoções reforçadas, oferece 462 cv e um aspecto mais agressivo e desportivo (jantes e pneus de maiores dimensões, além de todos os cromados pintados de preto mate), concebido pela Volkswagen R, o departamento da marca que desenvolve as versões mais desportivas, como o Golf R e o T-Roc R.
O segundo tipo de condutores a quem o Touareg R se destina é aquele que pretende um SUV de grandes dimensões, capaz de deixar para trás uma menor pegada ambiental. Daí que monte, em paralelo com um motor a gasolina, uma unidade eléctrica alimentada por uma bateria recarregável – isto se o condutor a recarregar sempre que possível –, o que garante consumos reduzidos e baixas emissões de CO2. E, no limite, a capacidade de percorrer alguns quilómetros em modo exclusivamente eléctrico, que deverá ser ligeiramente superior a 50 km, mas que a marca ainda não especificou.
A potência do Touareg R é extraída de um motor 3.0 V6 TSI sobrealimentado a gasolina (associado a uma caixa automática de oito velocidades e ao sistema de transmissão integral 4Motion), que fornece 340 cv, sendo complementado por o já mencionado eléctrico, com 136 cv (alimentado por uma bateria com 14,1 kWh). Juntos garantem 462 cv e, sobretudo, um binário máximo de 700 Nm, uma mais-valia para a Volkswagen, dado que o fabricante pretendia assegurar uma capacidade de reboque de até 3,5 toneladas, equipando ainda o SUV com o Trailer Assist, para ajudar nas manobras com atrelado, e o Travel Assist, que disponibiliza ajudas à condução até 250 km/h, com o construtor alemão a prometer novos e mais eficazes sistemas.