Se houve alturas em que ficou contente por não levar trabalho para casa, por estes dias é mais do que certo que precisa de um sítio confortável para montar o seu escritório dentro de portas. Reunimos algumas ideias para ter a sua secretária o mais clean e funcional possível. Por isso, é manter horários e aproveitar o conforto do lar. Reorganize o espaço, trate já daquele monte de papéis que está há séculos a pedir o contentor azul da reciclagem, aquelas faturas, recibos e folhetos de que nunca precisou e inspire-se com estes bonitos espaços onde não nos importávamos nada de trabalhar.

Ilumine esta ideia

Já se sabe que é sempre melhor trabalhar com luz natural e sempre que possa abra a janela para arejar a divisão. Ah, e para um pouco de brilho extra, encaixe no espaço de trabalho um retrato especial.

© Instagram

Mantenha a hidratação em cima da mesa

Água? Chá? Essenciais nestes dias, tenha sempre à mão a sua garrafa ou copo reutilizável. Aproveite para reforçar o seu sistema imunitário enquanto trabalha. Chá de gengibre e limão, beba em quantidades generosas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

© Instagram

Aposte num acessório essencial

Aquela fotografia especial em cima da secretária ajuda à motivação. Momentos felizes, precisam-se por perto.

© Instagram

Limpeza acima de tudo

Uma secretária limpa e desimpedida é a sua base com o portátil o mais organizado que conseguir. Aproveite a mudança para reorganizar pastas, esvaziar a lixeira e apagar tudo o que já não precisa. Por fora, desinfete o teclado e o ecrã com maior frequência, sobretudo se volta ao teletrabalho depois de uma imprescindível saída à rua. Atenção, leia ou releia as nossas indicações sobre a forma ideal para tratar desta parte.

© Instagram

Trabalhar noite dentro

Aproveitar o serão enquanto reina o silêncio em casa é uma boa opção, se for dos que gosta de trabalhar à noite. Um bom candeeiro é imprescindível, e pode sempre ligar aquele mais pequeno por USB ao portátil. Escolha o seu, mas lembre-se que tem de estar tudo bem iluminado.

© Instagram

O seu pequeno jardim

Seguir o método skogluft é uma opção a ter em conta. A palavra é estranha mas é o segredo norueguês para ter uma parede viva de plantas no escritório (ou em qualquer divisão da casa). Os benefícios já foram estudados por Jørn Viumdal, autor do livro “Uma Floresta em Casa” e vários resultados destacam uma maior capacidade de concentração, fortalecimento do sistema imunitário, redução da fadiga e outros benefícios da natureza em espaços interiores e fechados.

© Instagram

Planear e voltar a planear

Um plano semanal e um calendário de atividades. Imprescindível para o ajudar nesta nova fase de adaptação a uma nova rotina. E sim, não faz mal se tiver uma pequena pilha de documentos muito importantes, mas não a deixe aumentar, garanta que são mesmo aqueles que precisa para cada dia a dia.

© Instagram

A banda sonora perfeita

Auscultadores ou auriculares para trabalhar com a equipa online ou para ouvir a sua playlist são essenciais se não estiver sozinho em casa e pretender uma dose de ânimo extra. (Ou ainda para conter o ruído de algazarra dos pequenos do outro lado da porta!). Sem ideias de canções? É só clicar e ouvir.

© Instagram

Tic tac, tic tac

Considere usar um temporizador. Tem sido cada vez mais utilizado como método famoso para melhorar a produtividade, aumentar o foco e a concentração, diminuir as interrupções (perfeito para estes dias em que pode não estar sozinho dentro da habitação) e otimizar processos de estudo ou de trabalho. Divida o tempo em intervalos de 25 minutos, com 5 minutos de descanso entre si. Pesquise mais sobre a técnica de Francesco Cirillo, um consultor e gestor italiano que utiliza mesmo um pomodoro, alarme de cozinha em forma de tomate. Não é altura para ir às compras à procura de um, por isso utilize o temporizador do telefone.

© Instagram

Amanhã é outro dia

No final do dia ou da noite, arrume o espaço e deixe-o organizado para o dia seguinte quando terminar ou para quem vier para o “turno” a seguir. Não deixe objetos desnecessários espalhados na secretária, mas muna-se dos (poucos) que lhe são mais especiais. Secretária para dois? E ainda assim arrumada? Sim, ora veja.

@ Instagram