Usar álcool isopropílico em vez do etílico, ter o equipamento desligado e não pôr água diretamente em cima dos aparelhos. Estas são algumas das recomendações dos fabricantes de produtos tecnológicos para desinfetar equipamentos. De forma rápida, explicamos como deve limpar o seu smartphone, tablet ou computador. Antes e depois, não se esqueça — como recomenda a DGS — lave as mãos.

De acordo com um comunicado da Apple, que é seguido no conteúdo por outras marcas, como a Samsung, há algumas recomendações que é preciso ter em conta antes de limpar um equipamento tecnológico. É importante que não use álcool etílico ou outro tipo de líquidos, porque podem danificar o dispositivo. Siga estes passos:

  • Ao limpar, deve utilizar-se um pano macio (como aqueles para óculos), ou seja, nada de toalhas ou papel absorventes;
  • Desligar o equipamento e desconectá-lo de qualquer cabo a que esteja ligado;
  • Quando começar a limpar, não deve esfregar em demasia nenhuma superfície para não danificar o aparelho;
  • Não usar sprays aerossol;
  • Nunca utilizar lixívia;
  • Não ter líquidos perto de si enquanto faz a desinfeção para evitar acidentes;

Tudo preparado? Comece por pôr um bocadinho de álcool isopropílico — este tipo de álcool encontra-se à venda offline e online em várias superfícies, como supermercados e farmácias ou empresas de equipamentos eletrónicos  — e limpe as partes lisas mais sujas do equipamento. Se não tiver este tipo de álcool, as toalhitas desinfetantes feitas à base de álcool isopropílico podem ser uma solução, mas são mais difíceis de encontrar à venda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Se estivermos a desinfetar um smartphone ou outro equipamento semelhante, tenha especial atenção à entrada do cabo para auriculares ou às colunas (se entrarem aí líquidos ou ficar humidade não é a bom para o aparelho). Evite que o produto entre para estes orifícios. Para facilitar, utilize apenas a ponta do pano para, com o dedo, limpar gentilmente.

Quanto ao ecrã dos equipamentos, basta o pano estar um pouco húmido e com o tal álcool já referido (não em demasia, basta um bocadinho) para limpar a sujidade e desinfetar.

Se a sua preocupação são as capas dos equipamentos, estas podem ser lavadas com água e sabão. Atenção, caso a capa seja em pele, esta pode mudar de cor ao limpar. E ainda outra recomendação: não se deve desinfetar ou limpar os equipamentos em demasia porque isso pode danificá-los.

No final de tudo, já sabe, lavar as mãos como é recomendado pela Direção-Geral da Saúde.