Morreu esta quinta-feira uma pessoa infetada com o novo coronavírus. A vítima mortal é de Ovar, cidade onde foi decretado o estado de calamidade pública. A informação foi confirmada por Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, numa publicação na sua página do Facebook. Esta é a primeira vítima mortal do concelho.
“Faleceu hoje no nosso Município a primeira vítima mortal do vírus Covid19. Os meus mais sentidos Pêsames à Família”, referiu Salvador Malheiro na publicação, sem revelar mais detalhes. À agência Lusa, uma fonte da corporação local dos bombeiros avançou que se trata de “uma octogenária da freguesia de São João de Ovar que estaria à guarda de um lar de idosos”.
A Direção-Geral de Saúde, recorde-se, anunciou esta manhã que já morreram três pessoas no total por causa deste vírus. À hora desta conferência de imprensa desconhecia-se a vítima mortal que o autarca confirmou esta tarde.
Salvador Malheiro admitiu que possam surgir novas vítimas nos próximos tempos, tendo em conta que o registo da autarquia já contabiliza mais infetados no concelho do que os estão a ser divulgados pelas autoridades.
O autarca explicou que isso se pode dever a dificuldades de comunicação num período de atividade muito intensa para as entidades da saúde e da Proteção Civil, e declarou: “Casos confirmados pela Direção Geral de Saúde [do Centro] nós temos apenas 37, mas os casos que eu conheço neste momento já são para cima de 50”.
Ovar. “A cidade está toda parada, parece que nos desligaram as máquinas”