A Comissão de Saúde da província de Hubei, na China, decidiu esta manhã levantar as restrições às viagens de e para a província, de acordo com a agência Reuters, com efeitos a partir desta quarta-feira.

A única exceção na província será a cidade de Wuhan, o epicentro da pandemia do novo coronavírus, que está em isolamento forçado desde o dia 23 de janeiro. Mas as autoridades já estão a olhar em frente e preveem também permitir entradas e saídas de e para a cidade a partir 8 de abril. Segundo a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, será permitido aos residentes saírem de casa desde que tenham um chamado “código verde” sanitário, que comprova que não tiveram sintomas nem contacto com nenhum caso infetado nas últimas semanas.

De acordo com o jornal chinês South China Morning Post, não houve nenhum caso novo de infeção por Covid-19 na cidade durante cinco dias consecutivos, mas esse recorde foi quebrado esta terça-feira, de acordo com informações da Comissão de Saúde. Trata-se de um dos poucos novos casos no país que não são importados, cinco ao todo.

Para além disso, a China continental registou ainda 74 casos importados, à medida que as restrições de viagens de e para a China são levantadas. A capital Pequim foi a zona mais afetada, com 31 novos casos importados. Também as regiões de Hong Kong e Macau registaram novos casos importados ao longo dos últimos dias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A notícia do levantamento do lockdown em Hubei surge no mesmo dia em que se sabe que cerca de 1,7 mil milhões de pessoas em todo o mundo estão agora em isolamento nas suas casas, por ordem dos governos. Na prática, 1 em cada 5 pessoas está agora isolada, segundo as contas do The Guardian.

O Reino Unido foi o país mais recente a decretar uma medida de confinamento geral a toda a população, ordenado na noite desta segunda-feira. Para além dos britânicos, Itália, Espanha, França e Portugal têm a mesma medida. Vários estados na Alemanha estão também a obrigar os residentes a ficarem em casa.

Fora da Europa, países como a Nova Zelândia, a África do Sul e o Nepal já decretaram também o confinamento obrigatório à maioria da população.