Para os que desejam estar entre os primeiros a receber o novo 500 eléctrico, a Fiat anunciou que já é possível pré-reservar (através do site da marca) o primeiro modelo da marca movido exclusivamente a bateria. O 500e irá estar disponível em versão com carroçaria fechada e descapotável, oferecendo ambas diversos níveis de equipamento mas, de momento, apenas será possível encomendar a versão de lançamento, denominada la Prima e exclusivamente na versão descapotável. Esta será a mais cara, mas igualmente a mais bem equipada e refinada, com esta marca do grupo Fiat Chrysler Automobiles a disponibilizar apenas 500 unidades em cada mercado, devidamente numeradas.

Recorrendo a uma nova plataforma, concebida exclusivamente para veículos eléctricos, o 500e monta uma bateria com 42 kWh de capacidade, recarregável com potências de até 85 kW, o que lhe permite atingir 80% da carga em somente 35 minutos. É esta bateria, grande para um veículo destas dimensões, que explica a autonomia de 320 km entre recargas, um valor que coloca o Fiat eléctrico na liderança entre os concorrentes com cerca de 3,6 metros de comprimento.

7 fotos

O motor eléctrico ao serviço do 500e debita 118 cv (87 kW), o que lhe assegura uma capacidade de ir de 0 a 50 km/h em 3,1 segundos e de 0 a 100 km/h em 9 segundos. A velocidade máxima está limitada a 150 km/h, com o condutor a poder optar por um dos três modos de condução, respectivamente Normal, Range e Sherpa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por dentro, o equipamento atinge níveis nunca vistos num Fiat, com o 500e la Prima Cabrio a disponibilizar travagem de emergência autónoma com detecção de peões e assistente de velocidade inteligente, cruise control adaptativo e assistência à manutenção no centro da faixa de rodagem, câmara traseira HD com linhas-guias dinâmicas, com o fabricante a reclamar para o 500e o estatuto do primeiro citadino com o Nível 2 de condução autónoma. O 500e la Prima Cabrio oferece ainda o novo sistema de informação e entretenimento UConnect 5, que agiliza e melhora a associação aos smartphones, permitindo definir antecipadamente o percurso de navegação e a temperatura desejada, para que tudo esteja pronto assim que entra a bordo. O UConnect 5 disponibiliza o interface de Linguagem Natural, com reconhecimento de voz avançado.

8 fotos

Por fora, o la Prima Cabrio é fácil de identificar pelas três cores possíveis para a carroçaria, que pode surgir pintada de Cinzento Mineral, Verde Oceano ou de Azul Celestial e com faróis Full LED à frente e jantes especiais em liga-leve de 17”. Nesta versão de lançamento, o 500e será proposto por 37.900€ e, para o encomendar, basta três cliques e um depósito (reembolsável) de 500€. O preço inclui ainda a Easy Wallbox da marca, que se pode ligar facilmente à tomada lá de casa, para depois recarregar até 7,4 kW.