Raquel Rei e Ana Areias conheceram-se num estúdio de comunicação, no Porto, mas depressa perceberam que o design gráfico não chegava – do que gostavam mesmo era de objetos. Durante uns meses, resolveram tirar uma parte do dia para pôr as mãos na massa e inscreveram-se em aulas de cerâmica com o ceramista José Fraga. “Íamos três vezes por semana, das cinco às oito, e foi muito bom porque em vez de exercícios de artesanato, levávamos algumas referências e ele mostrava-nos como é que as podíamos pôr em prática”, conta Raquel, de 32 anos. “Começámos a desenhar uma coleção dentro da própria aula e no fundo executámos as nossas primeiras peças com a ajuda dele.”

Com as mãos na roda de oleiro, fizeram nascer uma linha de recipientes brancos e cinzentos que encaixavam uns nos outros, à qual chamaram Mesa. “Como vínhamos do design gráfico, queríamos fazer tudo modular, em que a base funciona também como tampa, o que se revelou uma dor de cabeça porque as medidas tinham de sair muito certinhas”, diz Raquel. O esforço compensou, e em 2016 nasceu oficialmente a Madre.

A mesa de apoio, feita em madeira, pode ser comprada com o tampo no mesmo material ou em resina colorida. © Bruno Nacarato/Madre

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.