Os utentes de um lar de idosos na freguesia de Pedrógão, concelho de Torres Novas, foram sexta-feira retirados para desinfeção das instalações, porque três dos 46 utentes estão infetados com o novo coronavírus, confirmou o presidente daquele município.

“Houve três utentes com teste positivo” para o SARS-CoV-2, disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, acrescentando que os restantes 43 utentes, assim como os funcionários, também fizeram testes à presença do novo coronavírus e “deu tudo negativo”.

Dois dos utentes contagiados pela doença covid-19 foram transferidos para o Hospital de Abrantes e o terceiro para o de Torres Novas – ambos pertencem ao Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT). Os utentes vão pernoitar no Palácio dos Desportos, em Torres Novas, distrito de Santarém, “que está preparado para o efeito”, enquanto o lar é desinfetado, explicou o autarca.

O presidente da Câmara de Torres Novas prevê que estes 43 idosos possam regressar ao lar durante a tarde de sábado.

Questionado sobre se os utentes e funcionários cujos resultados do teste à presença do SARS-Cov-2 vão repetir os testes, Pedro Ferreira disse que essa decisão é competência da delegada de saúde, mas adiantou que “haverá uma visita técnica da parte da Segurança Social e [das autoridades] de saúde” para fazer a “orientação para os próximos dias”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR