Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Uma pensão no centro de Lisboa foi evacuada este sábado, depois de três pessoas que estiveram alojadas no local terem testado positivo para a Covid-19, segundo avançou a CMTV e confirmou o Observador. Carlos Castro, vereador da Câmara de Lisboa com o pelouro da Proteção Civil, adiantou que os três infetados já foram transportados para o hospital. As restantes pessoas, incluindo funcionários, estão a ser encaminhadas para um hotel e serão sujeitas a testes de despistagem na manhã de domingo.

Ao Observador, Carlos Castro precisou que nenhuma destas pessoas apresenta, para já, sintomas. Entre elas, há “desde crianças a pessoas idosas”.

Carlos Castro disse que os três infetados já estão “há dias” no hospital, mas não precisou há quanto tempo. “A autoridade de saúde sinalizou o caso, esta manhã reunimos e tomámos esta decisão de evacuação”, acrescentou. Consoante os resultados dos testes, a Câmara, em articulação com as restantes autoridades, decidirá como vai proceder de seguida.

A operação está a ser coordenada entre as autoridades de Saúde, a Santa Casa da Misericórdia, a Segurança Social, os bombeiros e a Câmara Municipal de Lisboa. Segundo o vereador, serão garantidas as refeições dos hóspedes e funcionários que tiveram de ser retirados. Segundo Carlos Castro, os hóspedes “são pessoas que estão a fazer tratamento em Lisboa”.

Também no domingo, o regimento de sapadores bombeiros de Lisboa vai proceder à desinfeção da pensão, na zona dos Anjos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR