Uma pensão no centro de Lisboa foi evacuada este sábado, depois de três pessoas que estiveram alojadas no local terem testado positivo para a Covid-19, segundo avançou a CMTV e confirmou o Observador. Carlos Castro, vereador da Câmara de Lisboa com o pelouro da Proteção Civil, adiantou que os três infetados já foram transportados para o hospital. As restantes pessoas, incluindo funcionários, estão a ser encaminhadas para um hotel e serão sujeitas a testes de despistagem na manhã de domingo.

Ao Observador, Carlos Castro precisou que nenhuma destas pessoas apresenta, para já, sintomas. Entre elas, há “desde crianças a pessoas idosas”.

Carlos Castro disse que os três infetados já estão “há dias” no hospital, mas não precisou há quanto tempo. “A autoridade de saúde sinalizou o caso, esta manhã reunimos e tomámos esta decisão de evacuação”, acrescentou. Consoante os resultados dos testes, a Câmara, em articulação com as restantes autoridades, decidirá como vai proceder de seguida.

A operação está a ser coordenada entre as autoridades de Saúde, a Santa Casa da Misericórdia, a Segurança Social, os bombeiros e a Câmara Municipal de Lisboa. Segundo o vereador, serão garantidas as refeições dos hóspedes e funcionários que tiveram de ser retirados. Segundo Carlos Castro, os hóspedes “são pessoas que estão a fazer tratamento em Lisboa”.

Também no domingo, o regimento de sapadores bombeiros de Lisboa vai proceder à desinfeção da pensão, na zona dos Anjos.