“Se quisermos pensar na possibilidade de viajar este ano, tem de ser sob novas regras específicas”, disse Harry Theoharis, ministro do Turismo da Grécia, ao The Guardian. O país, que, como Portugal, depende bastante do turismo, está a preparar medidas para começar a salvar o setor.

Temos que ter novas regras para hotéis, novas regras para praias, novas regras para piscinas, novas regras para buffets de pequenos-almoços, novas regras para autocarros de turismo”, disse o ministro do turismo da Grécia.

Esta segunda-feira, os responsáveis políticos com a tutela do turismo nos países da União Europeia vão discutir de que forma é que o setor pode voltar a abrir. O que é certo é que as medidas sanitárias de segurança vão ser a principal preocupação nem que, para garantir que se chega ao destino saudável, possa ser necessário fazer análises de sangue antes de andar de avião.

Aviões com bancos do meio vazios e testes de sangue. Como podemos passar a voar

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao mesmo jornal, Theoharis revela que vai insistir “num acordo sobre um conjunto comum de regras” para a União. “Precisamos destas [normas] para começar a transportar pessoas de um país para outro por estrada, ar ou mar. Regras temporárias que terão que fazer sentido económico”, assumiu. Mas prevê já problemas: “Se, por exemplo, só se pode voar com dez pessoas num avião para ser considerado seguro, obviamente não haverá voo”.

Caso as linhas aéreas continuem fechadas, o país irá ter de mudar o público alvo de turistas, normalmente vindos de França, Reino Unido e Alemanha, para países da Europa de Leste e Central, que podem fazer a viajem de carro.

Portugal entre países europeus onde turismo mais cai em 2020 com recuo de 40%, diz estudo

Na Grécia, o turismo é responsável por um em cada cinco empregos. À semelhança de Portugal, o país espera um impacto económico gigante numa altura em que começava a recuperar da última crise económica. Theoharis afirma que, em 2020, ao todo, o país não vai ter sequer um terço de todos os turistas que teve em 2019.

Carta aberta propõe ao Governo 10 medidas para relançar turismo

Ao mesmo tempo que se fala numa abertura, há também receios. Christina Tetradis, vice-presidente da associação helénica de hotéis, afirma: “Ninguém quer ser responsabilizado por colocar a equipa em risco ou pôr em risco vidas”. “Vai ser complicado, especialmente para hotéis maiores. Existem muitas perguntas, como quantas pessoas é que se pode ter numa piscina, estão os buffets fora de questão o que se faz se alguém fica doente?”, adianta.

Próximo verão na Europa será como regressar a 1970, estima entidade de turismo

O ministro do turismo grego espera que, mesmo com tempos incertos pela frente, possam existir melhorias nos próximos tempos para este setor. No melhor dos cenários, Theoharis espera abrir mais o turismo já em julho. Contudo, para isso é necessário que as previsões de alguns epidemiologistas, que acreditam que o surto vá abrandar no verão, estejam certas.

Ao todo, a Grécia tem 2.517 casos confirmados de pessoas com o novo coronavírus. O país teve 134 mortes e 577 recuperados. Este domingo, o país registou 11 novos casos. Este tem sido citado como um caso de exemplo, como conta a Time, na contenção da pandemia. Para justificar estes números tem sido apontada a implementação preventiva de medidas de isolamento e suspensão da economia. No final de fevereiro, já se cancelavam todos os eventos. A 10 de março, com 89 casos, escolas e universidade estavam já encerradas.

De acordo com um estudo da Oxford Economics divulgado este domingo, o sul da Europa vai ser a região mais afetada pelo recuo do turismo internacional, caindo ao todo 40% em 2020, após um crescimento de 5% em 2019.