Com o levantamento da situação de Estado de Emergência Nacional e após a proibição de circulação entre concelhos que estará em vigor este fim de semana, o Metro do Porto implementa novas medidas e prioridades a partir de segunda-feira, dia 4 de maio.

A limpeza e desinfeção dos veículos, das estações e zonas de acesso será reforçada e a ocupação dos veículos terá o limite de dois terços da lotação máxima. “A operação do Metro cumpre as determinações das autoridades, sendo a lotação das composições limitada a dois terços da sua capacidade, promovendo em consequência o distanciamento social e a preservação da distância de segurança entre clientes. No total, estão mobilizados 81 veículos e quase 250 condutores/maquinistas, reguladores e técnicos de manutenção”, pode ler-se em comunicado.

Todos os clientes serão obrigados a usar máscara de proteção individual no interior das estações e dos veículos. Para facilitar o seu acesso, a empresa adianta que a generalidade das máquinas de vending disponíveis na rede do Metro do Porto dispõem de máscaras para venda e em alguns destes pontos será igualmente possível adquirir luvas descartáveis e embalagens de álcool gel.

“Nas estações de maior procura da rede do Metro, como medida de prevenção adicional, estarão instalados dispensadores de álcool gel para higienização das mãos, que serão regularmente reabastecidos.”

A partir de segunda-feira, os validadores voltam a estar ligados, sendo obrigatória a validação da assinatura mensal ou do título de viagem Andante correspondente à deslocação de cada cliente. “Recomenda-se ainda a todos os utilizadores de smartphones Android, a instalação e o uso do ANDA, a aplicação móvel do sistema Andante que permite uma maior comodidade e a otimização dos consumos de mobilidade”, acrescenta a empresa em comunicado.

Evitar viajar nas horas da ponta, preferindo horários depois das 10h e antes das 17h; não entrar em veículos muito cheios; não ultrapassar as pessoas nas escadas rolantes e usar individualmente o elevador das estações são algumas “recomendações cívicas” que o Metro do Porto deixa a quem usar este meio de transporte a partir de segunda-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR