Foi com uma saída tempestiva que Donald Trump terminou esta segunda-feira o briefing diário na Casa Branca. Depois de discutir com duas jornalistas, o presidente norte-americano acabou por abandonar a conferência de imprensa sem responder às últimas perguntas.
O primeiro incidente foi com Weijia Jiang, da CBS, que perguntou a Trump por que motivo está tão fixado em comparar a capacidade norte-americana de fazer testes à Covid com a de outros países. “Essa é uma pergunta que deveria fazer à China. Não me pergunte a mim, pergunte à China.” Em seguida, Trump chamou Kaitlan Collins, da CNN, enquanto a jornalista americana-asiática da CBS perguntava ao presidente por que motivo lhe estava a responder, a si especificamente, aquilo. “Respondo a quem quer que me faça uma pergunta maldosa dessas”, disse Trump.
Já quando a repórter da CNN ia lançar a sua pergunta, Trump interrompeu-a e passou a vez ao jornalista seguinte, argumentando que quando lhe pediu para falar, ela não o fez. Antes de lançar a sua pergunta, Collins esperou que Jiang respondesse ao presidente. E enquanto a jornalista tentava colocar a sua questão, Trump acabou por sair do pódio, abandonando o briefing.
Trump still hasn't figured out that asymptomatic carriers spread the coronavirus pic.twitter.com/CaKRus7rK4
— Aaron Rupar (@atrupar) May 11, 2020