O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse este sábado que está a considerar retomar parcialmente a contribuição dos Estados Unidos da América para a Organização Mundial de Saúde (OMS), que suspendeu em abril.

“Uma das várias hipóteses que estamos a considerar é pagarmos 10% do que temos estado a pagar durante muitos anos, colocando-nos ao nível da contribuição, muito mais baixa, da China”, escreveu Trump no Twitter. “Ainda não tomámos uma decisão final. Todos os fundos estão congelados”, acrescentou.

Os Estados Unidos cancelaram a sua contribuição para a OMS depois de Trump criticar a forma como a organização geriu a pandemia de Covid-19 e acusá-la de ceder às pressões da China. Até agora o maior contribuinte para a OMS, os Estados Unidos ofereciam anualmente 400 a 500 milhões de dólares à organização, entre contribuições obrigatórias e voluntárias.

Os Estados Unidos são nesta altura o país mais afetado pela pandemia, com 87.493 mortes e mais de 1,4 milhões de casos de infeção, segundo números de sexta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR