A NBA parou a 11 de março, quando Rudy Gobert, jogador que dias antes tinha gozado com as medidas de segurança sanitária, foi diagnosticado com a Covid-19. O caso positivo nos Utah Jazz motivou a total suspensão da competição que, de lá para cá, ainda não voltou. Nas últimas semanas, porém, começaram a surgir planos mais concretos para o regresso — e o plano deve ser votado e aprovado esta quinta-feira, numa reunião do Conselho de Administração da NBA, que inclui os representantes de todas as equipas.

Segundo a ESPN, a ideia inclui uma espécie de torneio a 22 equipas — 13 da Conferência Oeste, nove da Conferência Leste –, com oito jogos de época regular antes do início dos playoffs. As 22 equipas dizem respeito às oito primeiras classificadas de cada conferência e às seis, de ambas as costas dos Estados Unidos, que estão a seis vitórias ou menos de diferença do oitavo lugar: os New Orleans Pelicans, os Portland Trailblazers, os San Antonio Spurs, os Sacramento Kings, os Phoenix Suns e os Washington Wizards.

“Gozou” com as medidas, tocou em todos os microfones e foi diagnosticado dois dias depois com coronavírus: a noite que mudou a NBA

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tudo isto, como já se sabia, terá lugar no Walt Disney World Resort, em Orlando, na Florida. A proposta do comissário Adam Silver, que será então apresentada esta quinta-feira ao Conselho de Administração, tem a data indicativa de 31 de julho para o primeiro jogo deste recomeço — o que atira um eventual sétimo jogo das Finals para o dia 12 de outubro. As equipas devem ainda começar a treinar nos próprios centros de treinos em julho e avançar para sessões completas com contacto no final desse mês, já na Disney World.

Os jogadores e restantes elementos do staff das equipas serão testados diariamente e, na eventualidade de surgir um caso positivo, essa pessoa será retirada da “bolha” da NBA em Orlando e irá recuperar em isolamento e individualmente. Entre 22 equipas — e alguns familiares que serão autorizados no interior do espaço reservado à competição –, é expectável que cerca de mil pessoas ocupem parte do Walt Disney World Resort a partir do final de julho.

Toronto Raptors v Golden State Warriors

Os Golden State Warriors, de Stephen Curry, são uma das oito equipas que vão ficar de fora da resolução da temporada da NBA

O plano de Adam Silver, que vai esta quinta-feira a votos, precisa da aprovação de três quartos das 30 equipas da NBA para ser implementado — e quem não gostou nada da ideia, de forma natural, foram as oito equipas que ficaram de fora deste mega-torneio. As franquias, que incluem os Chicago Bulls, os Cleveland Cavaliers, os Golden State Warriors e os New York Knicks, já se mostraram preocupadas com um período de interrupção que vai ascender aos nove meses e que pode ter consequências competitivas de financeiras.

Também de acordo com a ESPN, estas oito equipas já iniciaram conversações com a NBA no sentido de realizar campos de treino ou torneios regionais durante o verão, para que os jogadores não fiquem parados enquanto os restantes estão a competir.