Monsantos Open Air
Parque Florestal de Monsanto, Lisboa. De segunda-feira a domingo, das 12h às 15h e as 19h às 23h
Para quem é a favor do arraial possível: em Monsanto, nasceu uma esplanada com 1.500 metros quadrados e o ambiente que lá se vive é o que de mais parecido este verão vai ter de um arraial popular. O Monsantos Open Air abre esta quinta-feira e na ementa não falta nada — sardinhas assadas, entremeada, caldo verde, chouriço assado e toda a sorte de petiscos que a época pede. Os preços dos menus variam entre os 15 e os 25 euros por pessoa. Espaçadas entre si, cada mesa tem um limite máximo de oito pessoas.
Kids Market
De sexta-feira e domingo
Para quem já se habituou a fazer compras sem sair de casa: o Kids Market está de volta e, pela primeira vez, troca as bancas físicas nas Cavalariças do Pestana Palace por uma edição totalmente online. Durante três dias, clientes habituais e curiosos são convidados a aceder à plataforma de Filipa Cortez, mentora deste mercado desde a primeira edição. Ao todo, vão ser mais de 70 marcas, nas áreas de criança, moda feminina e decoração. Estão ainda prometidos descontos, novos lançamentos e portes gratuitos para as compras feitas durante o fim de semana. A vertente solidária não fica de lado, através da campanha Famílias que apoiam Famílias. A anfitriã convida todos os seguidores a doarem pelo menos um euro. A verba angariada destina-se à compra de materiais para a Unidade de Infecciologia do Hospital Dona Estefânia.
Almoço de domingo no hotel Solverde
Avenida da Liberdade, 212, Vila Nova de Gaia. Aos domingos
Para quem já tinha saudades de um almoço de domingo num hotel: o Solverde retoma a bela tradição domingueira, se bem que com algumas adaptações. Em vez do habitual buffet, O Jardim, restaurante do hotel, regressa com um menu especial composto por três pratos. É certo que a ementa vai variar todas as semanas, mas a base será sempre tradicional portuguesa. No próximo domingo, as propostas incluem mini rojões e salada de bacalhau para entrada, lombinhos de pescada com camarão, cozido à portuguesa e tripas à moda do Porto para pratos principal. A fruta, a mousse de chocolate e a doçaria conventual encerram o repasto. O preço é de 35 euros por pessoa e exclui bebidas. Crianças entre os quatro e os 12 anos pagam só metade. É gratuito para crianças até aos três anos.
“Time and technics”
Rua de Passos Manuel, 178, 4º andar, Porto. De terça-feira a sábado, das 12h às 23h, e domingo, das 12h às 16h. Até 30 de junho
Para quem quer recuperar a arte perdida: o Maus Hábitos retoma a programação cultural com a arte digital de Berru, um coletivo formado na cidade do Porto, composto por quatro jovens artistas, e vencedor do prémio SONAE Media Art 2019. Pensada para este espaço portuense, a instalação Time and technics desenvolve-se em torno da ideia de tempo. Um conjunto de dispositivos eletromagnéticos programados para atuar sobre uma superfície de vidro. A inauguração está marcada para sábado, a partir das 15h. A entrada é livre.
Brunch à Brasileira
Rua de Cascais, 31A, Lisboa. Sábados, das 11h às 16h
Para quem gosta de um bom petisco brasileiro: sabe o que é um quitute? A expressão brasileira para pitéu, acepipe, iguaria e petisco ganha um novo sentido com o regresso do Brunch à Brasileira d’A Coxinharia, em Alcântara. O nome explica tudo. A especialidade deste sítio, aberto desde novembro, são mesmo as coxinhas, disponíveis em versões para todos os gostos, entre carne, camarão e até uma opção vegetariana. A ementa inclui ainda brigadeiro de chocolate, pão de queijo e tapioca, entre outras opções. O regresso fica ainda marcado pela nova parceria com a Crush Doughnuts. Não são lá muito brasileiros, mas vale a pena importar. O preço é de 15 euros por pessoa.
Santos em casa fazem milagres
Durante o mês de junho
Para quem quer trazer os Santos Populares para dentro de casa: a Supper Stars dá uma ajuda e não se fica só pela ementa. A pandemia pode ter trocado as voltas ao Santo António, mas esta empresa especializada em levar um chef para cozinhar dentro de casa antecipa-se ao jejum de bailarico. Além de opções gastronómicas a pensar na quadra — onde a sardinha e rainha –, a Fados Fora de Portas também ajuda a entrar no espírito. Além refeição, o programa inclui um fadista ao serviço dos convivas. O preço é de 35 euros por pessoa, o fado é ajustado ao desejo de cada cliente (com preço sob consulta).
Visitas à Ponte da Arrábida
Ponte da Arrábida, Porto. De quarta-feira a domingo, das 16h45 às 20h30
Para quem quer desconfinar em altura: depois de 70 dias fechada a visitas, a Ponte da Arrábida reabriu ao público. Isto quer dizer que os mais afoitos vão poder voltar a percorrer esta obra de engenharia com um guia, embora cumprindo agora todos os procedimentos de higiene e segurança. Até sete de junho, o preço é de 12 por pessoa, para assinalar a reabertura.
Malhadinha Nova com entregas em Lisboa
Herdade da Malhadinha Nova, Beja. De segunda-feira a sábado, das 12h às 21h
Para quem quer de saborear o Alentejo sem sair da capital: esta herdade alentejana acaba de lançar um serviço de entregas ao domicílio em Lisboa, num esforço conjunto com o seu chef consultor Joachim Koerper. O menu disponível para entrega já foi elaborado e inclui duas entradas — gaspacho alentejano com azeite caseiro e espargos brancos em presunto de porco preto de Barrancos –, dois pratos principais — bochecha de porco preto salteado com couve e chouriço e bacalhau confitado com puré de batata doce e tomate — e duas sobremesas — bolo de chocolate da Malhadinha e pudim abade de priscos e laranja. As sugestões variam entre dez e 20 por dose e a Malhadinha Nova dispõe ainda de vinhos para harmonizações à altura. As encomendas têm de ser feitas com uma antecedência mínima de duas horas. No concelho de Lisboa, a taxa de entrega é de cinco euros, mas só em encomendas inferiores a 35 euros. Em concelhos adjacentes é de 15 euros.
“Nunca mais é sábado” é uma rubrica que reúne as melhores sugestões para aproveitar o fim de semana.