Cento e cinquenta militares da GNR iniciam esta quarta-feira o curso de formação de sargentos da Guarda Nacional Republicana (GNR), o que acontece pela primeira vez desde 2015, segundo a corporação.

Em comunicado, a GNR refere que se trata do 39.º Curso de Formação de Sargentos (CFS) e pela primeira vez é atribuído o nível cinco e qualificação do Sistema Nacional de Qualificações.

A GNR sublinha que o comando tem vindo “a dar a maior importância a este assunto, bem ciente da função essencial desempenhada pelo sargento da GNR, ao nível do comando intermédio, detentor de conhecimento e de reconhecida competência e o elemento chave entre as categorias de oficiais e de guardas”.

Esta força de segurança explica que cabe aos sargentos “o enquadramento dos guardas, o seu acompanhamento direto, a transmissão de valores e o garante da coesão, e a responsabilidade” pelo serviço na posto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A GNR refere também que este é o primeiro curso dos últimos cinco anos, tendo o último ocorrido em 2015 e permitiu a admissão de 50 sargentos.

O curso de sargentos tem a duração de três semestres escolares, prolongando-se até ao dia 15 de outubro de 2021, correspondendo o terceiro semestre a um período de estágio no dispositivo como furriéis.

No final desse estágio, os militares que tiverem aproveitamento serão promovidos ao posto de segundo-sargento.