O Louvre reabriu esta segunda-feira as suas portas, com menos de um quarto dos seus visitantes habituais, após quase quatro meses encerrado devido ao novo coronavírus.

Os visitantes puderam observar as obras do museu mais à vontade, mas obedecendo às novas medidas sanitárias.

Um total de 7.400 pessoas passaram pelas salas neste primeiro dia, em comparação com as 30 mil a 40 mil habituais antes da pandemia, um em cada quatro turistas estrangeiros, disse à Efe uma porta-voz do Museu do Louvre, que destacou a quantidade de jovens e famílias presentes na reabertura.

Uma centena de pessoas fazia fila, muitas delas desde uma hora antes, quando às 9h da manhã o presidente do Louvre, Jean-Luc Martinez, percorreu o museu, perante o aplauso de um grupo de funcionários.

Cerca de metade dos visitantes eram estrangeiros e a outra metade franceses, felizes por poderem entrar no principal museu da capital francesa, que perante a atual situação decidiu abrir 70% das suas instalações durante algumas semanas ou meses.

Isto significa que 30 mil obras podem ser vistas em 40 mil metros quadrados de espaço de exposição, o que inclui ícones como “Mona Lisa”, de Da Vinci ou a escultura do período helénico “Vitória da Samotrácia”, da deusa grega Nice, que domina uma das escadarias do museu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Após a pausa semanal, às terças-feiras, na quarta-feira serão oferecidas ao público visitas guiadas a oito das obras-primas do Louvre, uma experiência que continuará durante todo o verão.

O museu fechou as suas portas a 13 de março, quatro dias antes da entrada em vigor do confinamento decretado pelo governo francês, devido à pandemia provocada pela Covid-19.

Os responsáveis estimam as perdas acumuladas durante este período em cerca de 40 milhões de euros e esperam uma queda de 80% no número de visitantes.

Durante a visita, a máscara é agora obrigatória para os maiores de 11 anos, e o percurso é marcado com setas, o que impede as pessoas de voltarem atrás. Além disso, recomenda-se a reserva antecipada. Ainda há lugares disponíveis para esta semana.

O museu abre todos os dias, exceto às terças-feiras e no dia 25 de dezembro, entre as 9h e as 18h.