Os utilizadores de aplicações como o Spotify, Pinterest ou Waze estiveram sem conseguir abri-las nos dispositivos iOS (iPhone e iPad), durante a manhã desta sexta-feira, segundo os relatórios fornecidos pelo site Downdetector. Além destas apps, que apareciam com um alerta vermelho, também o TikTok e o Tinder (e outras) estiveram com falhas em alguns dispositivos e apareceram no Downdetector a laranja. Contudo, o problema resolvido passado cerca de duas horas.

Como avançou o The Verge, a anomalia foi provocada por um problema relacionado com a ligação das contas de Facebook às apps. Ao mesmo jornal de tecnologia, um porta voz da rede social confirmou este erro e referiu: “Hoje de manhã, uma alteração no código provocou falhas em algumas aplicações iOS que usam o SDK do Facebook. Identificamos o problema rapidamente e já o resolvemos. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente”.

No sistema operativo concorrente, o Android, não houve registos de perturbações e as aplicações estiveram a funcionar como habitual. Num teste num sistema iOS às 15h00, Observador confirmou que conseguiu voltar a aceder às apps do Spotify e Waze sem problema, o que não aconteceu às 12h50 desta sexta-feira.

Para quem tiver música descarregada no Spotify para ouvir offline, aparentemente conseguiu fazê-lo, porque as apps estiveram a funcionar offline (mas não online). Contudo, mesmo que não o utilizador não tivesse o login nas apps através do Facebook, o sistema operativo do seu smartphone foi afetado igualmente por este bug [erro informático].

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na manhã desta sexta-feira, o Facebook anunciou na plataforma que tem direcionada a programadores que o seu software SKD iOS estava com problemas, mas que a empresa estava já a investigar a origem. Esta não é a primeira vez que isto acontece com o sistema SDK — a ferramenta que permite aos programadores de apps móveis integrarem o login pelo Facebook nas suas aplicações. A 6 de maio, outras apps tiveram o mesmo tipo de problema.

*Artigo atualizado pela última vez às 18h52 com confirmação do erro por parte do Facebook.