As contas de Twitter de várias personalidades mundiais, incluindo Barack Obama, Joe Biden, Bill Gates, Elon Musk ou a Apple, foram esta quarta-feira alvo de um ataque informático e publicaram mensagens relacionadas com um esquema fraudulento que envolve pagamentos na moeda virtual Bitcoin.

A maioria dos tweets já foram entretanto apagados, mas ainda não há informações sobre quem esteve por trás do ataque.

Embora com pequenas diferenças, as mensagens publicadas pelas várias contas eram muito semelhantes e davam todas conta de um esquema alegadamente lucrativo: era apresentado um endereço para o envio de Bitcoins e era prometido que o valor seria duplicado — tudo isto disfarçado de iniciativa promocional.

“Toda a gente me pede para dar de volta, e chegou a altura. Estou a duplicar todos os pagamentos enviados para o meu endereço de BTC nos próximos 30 minutos. Se enviar mil dólares, eu envio 2 mil dólares de volta”, lia-se em várias mensagens.

Entre as personalidades afetadas por este esquema incluem-se Barack Obama, Joe Biden, Bill Gates, Elon Musk, Jeff Bezos, Kanye West, a Apple e a Uber. Paralelamente, várias empresas de criptomoedas também terão sido afetadas pelo ataque informático e publicaram ligações maliciosas associadas ao mesmo esquema.

A vários meios de comunicação social norte-americanos, um porta-voz do Twitter assegurou que a rede social está a investigar o que se passou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR