O Flamengo já anunciou, em comunicado, a saída do treinador: “Apesar de lamentar a perda do seu vitorioso técnico, o Flamengo respeita esta decisão pessoal”. O clube não especifica que Jorge Jesus vai para o Benfica, mas diz que o técnico deixa o Flamengo para “voltar para Portugal”. Também a CMVM já emitiu comunicado a dar conta da transferência. Jorge Jesus deverá dar uma conferência de imprensa ainda hoje.
#ObrigadoMister https://t.co/DTekDcCA0O pic.twitter.com/xgSjWs1JX1
— Flamengo (@Flamengo) July 17, 2020
“O Clube de Regatas do Flamengo informa que, em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (17), o técnico Jorge Jesus comunicou que, exercendo o seu direito contratual, está se desligando do Clube para voltar para Portugal. Apesar de lamentar a perda do seu vitorioso técnico, o Flamengo respeita esta decisão pessoal”, começa a ler-se no comunicado partilhado na página do clube.
Nos parágrafos seguintes, o Flamengo enumera todas as conquistas de Jesus durante os 13 meses em que o português esteve ao comando do clube, caracterizando esse período como “uma performance espetacular”. Desde a Copa Libertadores (2019), ao Campeonato Brasileiro (2019), passando pela Supercopa do Brasil (2020), pela Recopa Sul-Americana (2020), a Taça Guanabara (2020) e, na última quarta-feira, o Campeonato Carioca (2020), o clube brasileiro afirma o seu “maior agradecimento” a Jesus.
“Em nome de toda a diretoria e dos 42 milhões de rubro-negros que formam a Maior Torcida do Mundo, o nosso maior agradecimento a ele e toda sua comissão técnica por tudo o que foi feito e o nosso desejo que continuem mantendo o enorme sucesso como tiveram connosco”, lê-se ainda, com o clube a sublinhar que vai continuar a perseguir o que o hino preconiza e que “Jorge Jesus tão bem representou”: “vencer, vencer, vencer”.
Jesus aceitou, mas Benfica ainda está a negociar condições com o Flamengo
Minutos depois da confirmação do Flamengo, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários emitiu uma nota a confirmar que decorrem ainda as negociação do Benfica com o Flamengo, estando já confirmado que Jorge Jesus aceitou a oferta feita pelo clube de futebol português.
“A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD (“Benfica SAD”) informa, nos termos e para o efeito do disposto no artigo 248.º-A do Código dos Valores Mobiliários, que entrou em contacto com o CR Flamengo, dando conta da sua intenção de contratar o treinador Jorge Jesus, tendo encetado negociações para o efeito. Mais se informa que a Benfica SAD apresentou uma proposta de contrato de trabalho desportivo ao treinador Jorge Jesus, tendo a oferta sido aceite pelo mesmo”, lê-se no comunicado da CMVM.
Quer isto dizer que as negociações entre o Benfica e o Flamengo, nomeadamente sobre o valor da cláusula de rescisão, ainda decorrem, sendo que Jorge Jesus só poderá assinar pelo Benfica quando houver acordo entre os dois clubes.
Ao comunicado oficial da CMVM seguiu-se a confirmação que faltava: “Bem-vindo, JJ”, escreveu o Benfica nas redes sociais, anunciado que chegou a acordo com Jorge Jesus para a contratação.
Bem-vindo, JJ!
— SL Benfica (@SLBenfica) July 17, 2020