A ligação pedonal entre a ribeira de Abade, em Gondomar, ao Palácio do Freixo, no Porto, ficou esta quinta-feira concluída, após um impasse que durou mais de dez anos, traduzindo-se num novo troço de passadiços junto ao rio Douro.

Existiu uma divergência, em 2009, entre as câmaras de Gondomar e do Porto sobre quem tinha de concluir as obras da POLIS naquele local, se Gondomar ou o Porto. E o local permaneceu em terra batida. Hoje foi inaugurado o resto de obra que faltava e permite uma fluidez agradável entre as duas cidades”, descreveu, à agência Lusa, o presidente da câmara de Gondomar Marco Martins.

De acordo com o autarca, a divergência quanto aos limites da obra foi “sanada”, o que permitiu a Gondomar completar os passadiços da zona, num percurso, entre a Casa Branca de Gramido, em Valbom, e o Palácio do Freixo, em Campanhã.

O percurso, agora com mais de três quilómetros de extensão, conta com vários parques de estacionamento, uma ciclovia, zonas de descanso, diversos equipamentos de apoio e informação, mobiliário urbano e iluminação pública, conforme é descrito em informação camarária remetida à Lusa. Este novo troço de passadiço junto ao rio Douro representou um investimento de cerca de 145 mil euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Marco Martins revelou, ainda, que no futuro pretende estender este percurso pedonal, para montante, até praia de Marecos em Jovim, o que significa um aumento de cerca de três quilómetros.

O autarca estima que o concurso para essa empreitada seja lançado no próximo ano.

Marco Martins quer que rios como o Douro, o Torto, o Tinto ou o Ferreira, bem como a ribeira da Archeira passem todos a estar dotados destas infraestruturas, num plano que tem como horizonte temporal 05 anos para um total de 25 quilómetros de passadiços.