As corridas de toiros regressam na quinta-feira ao Campo Pequeno, em Lisboa, mas sem intervalo, lotação de 50% e com uso obrigatório de máscara, devido à Covid-19, divulgou esta quarta-feira a Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro).

Em comunicado, a ProToiro avançou que a nova temporada tauromáquica na praça de toiros de Lisboa vai ter seis corridas, em que uma delas será mista, com a presença de matadores, apontando a possibilidade de realizar mais duas, extra-abono (bilhete de época), durante o mês de outubro.

Com início às 21h45, as seis corridas estão marcadas, além da de quinta-feira, para os dias 6 e 27 de agosto, 3 e 10 de setembro e 1 de outubro.

Citado no comunicado, o responsável pela nova empresa gestora, Luís Miguel Pombeiro, afirmou ter boas expectativas, esperando ter “casas cheias”, apesar das limitações de lotação, devido ao contexto pandémico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pretendo que seja uma temporada de união entre todos: aficionados, agentes da festa e decisores políticos, mostrando a grande vitalidade da tauromaquia portuguesa”, realçou o empresário, referindo que a nova época taurina será “com 100% de artistas portugueses”.

De acordo com Luís Miguel Pombeiro, foram ainda ponderadas várias hipóteses de parcerias e contratações em Espanha, mas, face à pandemia da Covid-19, a empresa optou por “programar espetáculos apenas com toureiros e toiros portugueses”.

Na quinta-feira, vão ser lidados seis toiros de António Raul Brito Pais, com um cartel composto pelos cavaleiros Luís Rouxinol, Marcos Bastinhas e Duarte Pinto. As pegas vão estar a cargo dos grupos de forcados amadores de Santarém e de Lisboa.

A segunda corrida vai acontecer a 6 de agosto, dia em que se comemora o 20.º aniversário da alternativa da cavaleira Ana Batista, que será cabeça de cartaz de um elenco também composto por Manuel Telles Bastos e Luís Rouxinol Júnior. Os grupos de forcados serão os de Montemor-o-Novo e de Vila Franca de Xira.

Na terceira corrida, em 27 de agosto, são lidados toiros de Romão Tenório e atuam os cavaleiros João Moura Caetano, João Moura Jr. e João Ribeiro Telles, cabendo as pegas aos forcados de Évora e do Aposento da Moita.

A ProToiro adiantou que, para a segunda fase da temporada, em setembro e outubro, já estão selecionados dois curros das ganadarias Veiga Teixeira e Vinhas.

A temporada taurina vai ter praças com lotação de 50%, uma reivindicação do setor que viu, em 11 de julho, ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma atualização às normas discutidas com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O que hoje nos deixa satisfeitos é que finalmente – porque foi preciso um mês e meio – há um tratamento de igualdade na retoma de espetáculos culturais”, referiu, à agência Lusa, na altura, Hélder Milheiro, secretário-geral da ProToiro.

O responsável reagia à publicação pelo IGAC de uma atualização às normas que permitem a retoma das corridas e espetáculos taurinos.