A imagem de uma enfermeira libanesa com três recém-nascidos nos braços no Hospital Al Roum em Beirute, no meio de destroços, pouco depois das explosões que atingiram a zona portuária de Beirute está a ficar viral na internet.

Registada pelo fotojornalista Bilal Marie Jawish, que acompanhava a chegada dos feridos ao hospital universitário marcado pelo rasto da destruição, a fotografia está a circular rapidamente no Facebook: já teve 5,8 mil reações e 4,7 mil partilhas em menos de dois dias.

A foto foi publicada na rede social do fotojornalista que afirma que em 16 anos de profissão” nunca vira um cenário como aquele a que assistiu no dia 4 de agosto, em Ashrafia.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=4371165202924056&set=a.202359879804630&type=3&theater

“Posso dizer que ainda não tinha visto o que vi hoje na área de Ashrafia, especialmente em frente ao hospital. Essa heroína estava dentro do hospital. Estava a segurar três bebés recém-nascidos e à sua volta estavam dezenas de mortos e feridos”, escreveu o fotógrafo no Facebook.

Segundo contou Jawish à CNN, várias unidades do hospital — incluindo a maternidade — viram paredes e partes do teto desabar, chegando a danificar 80% do hospital. O fotojornalista contou também que mais tarde encontrou a enfermeira e ela lhe disse que naquele momento tinha “ficado  inconsciente” e só “acordou” quando se viu a carregar os bebés.

A identidade da enfermeira “heroína” ainda não é conhecida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR