A PSP constituiu esta sexta-feira 11 arguidos e apreendeu telemóveis, computadores, documentação bancária e faturas nas 51 buscas realizadas numa ação de combate ao crime com recurso à aplicação MB Way, que provocou 2,4 milhões de euros de prejuízos.

Em comunicado a PSP adianta que as buscas foram realizadas nos concelhos de Avis, Almeirim, Monforte, Fronteira, Elvas, Campo Maior e Setúbal, as quais permitiram apreender dezenas de telemóveis, computadores portáteis e equipamento eletrónicos, cartões telefónicos e diversa documentação bancária e faturas de compras. Foram ainda constituídos 11 arguidos por suspeitas de burla, burla informática, falsidade informática ou acesso ilegítimo.

A estratégia, explica a polícia, visa identificar, não apenas os autores materiais dos crimes, mas também quem retirava dividendos da prática dos mesmos, tendo sido desencadeada, a 5 de junho, uma operação no Estabelecimento Prisional de Vale Judeus, onde foram realizadas cinco buscas e apreendida diversa prova.

Durante a investigação foram detetadas 185 ocorrências criminais, num total de 213 mil euros que se desenrolaram com base em relações de parentesco, afinidade, co-titularidades de contas bancárias, partilhas de cartões SIM, ou proximidade geográfica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este tipo de ilícitos tem vindo a assumir valores muito relevantes, tendo a PSP registado desde o início de 2019 cerca de 3200 denúncias que provocaram prejuízos às vítimas superiores a 2,4 milhões de euros, subtraídos ilicitamente das contas bancárias. O maior volume de crimes verificou-se durante o primeiros quatro meses deste ano, chegando a ser registadas diariamente pela PSP mais de 35 ocorrências”, indica o comunicado.

O inquérito está a cargo do Departamento de Investigação Criminal da PSP e é dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal.

Notícia atualizada às 15h24 com a informação dos resultados das buscas.